Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) de Miracema e de Colinas receberam computadores que irão atender a oferta de cursos estabelecidos nestes centros de apoio educacional. Ao todo, 22 computadores serão instalados em cada uma das unidades, por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), que tem como objetivo a implantação dos CVTs, incluindo seu aparelhamento.

De acordo com a Superintendência de Programas da Educação Profissional, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o CVT é o local onde são realizadas as aulas presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O público- alvo são os professores, supervisores dos cursos e alunos matriculados/inscritos nos cursos provenientes da modalidade a distância e/ou presencial. “Esses CVTs também irão funcionar como polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil). Fizemos solicitação à Capes, eles fizeram visita técnica agora no mês de setembro e estamos esperando o aval final para podermos ofertar os cursos”, frisou a superintendente Amanda Pereira Costa.

A Seduc mantém os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com ofertas de cursos técnicos, graduação, cursos tecnológicos, de aperfeiçoamento e pós-graduação, na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e também cursos de formação Inicial e Continuada (FIC) , além dos cursos técnicos na modalidade presencial, que serão ofertados nos Centros Vocacionais Tecnológicos de Colinas e Miracema.

Para o diretor regional de Educação de Miracema, Vonio Lira Mendes, os Centros Vocacionais Tecnológicos do Pronatec beneficiam diretamente os alunos, professores e orientadores do programa. “Desta forma, procurando efetivar essas ações, esses cursos profissionalizantes podem contar com o CVT, de forma presencial e a distância, para que haja um aprendizado relevante para todos os alunos inscritos nos cursos do Pronatec”, frisou.

 

 

Fonte: Seduc