Com uma história que remonta às civilizações antigas, a cerâmica é uma das formas de artesanato mais universais e atemporais. No Brasil, seu legado é indissociável da cultura indígena, que utilizava a argila para criar objetos utilitários e cerimoniais. No Tocantins, a tradição cerâmica permanece viva, tanto nas comunidades rurais quanto nos centros urbanos. Valorizar esta tradição é a proposta do Pote de Ouro Arts, por meio do projeto “Cerâmica do Tocantins: Tradição e Contemporaneidade”. A iniciativa foi aprovada por edital da Lei Rouanet Norte, via Banco da Amazônia, e conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Caixa e Correios e com a realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, para ser desenvolvida neste ano de 2025.
A proposta é de celebrar e valorizar a rica tradição cerâmica do estado do Tocantins, por meio de uma exposição com obras de 10 artistas e artesãos de diferentes regiões do estado, revelando a diversidade de técnicas e expressões que unem saberes ancestrais às inovações contemporâneas. Além disso, a proposta também inclui um circuito de palestras e oficinas itinerantes em sete cidades tocantinenses.
Para a produtora executiva do projeto, Daniella Aires, as atividades buscam estimular o aprendizado e promover a troca de saberes entre artistas, artesãos e a população, criando pontes entre diferentes gerações e contextos culturais. “A cerâmica é mais do que arte; é uma manifestação viva da nossa identidade cultural. Este projeto nos permite preservar e valorizar as técnicas herdadas dos povos indígenas, enquanto celebramos o potencial de inovação dos nossos artistas atuais”, afirma Daniella Aires.
O artista e palestrante, Wanderley Batista, destaca ainda que a cerâmica não é apenas um elemento do passado, mas também um instrumento poderoso para refletir a identidade brasileira e tocantinense no presente e inspirar o futuro. “Este projeto cria um elo essencial entre a história e a contemporaneidade, mostrando que o patrimônio cultural pode e deve ser dinâmico”, destaca.
Fomento à Economia Criativa e Inclusão Social
Além do valor cultural, o projeto também tem um forte impacto econômico e social. Ele busca fortalecer a economia criativa do estado, gerando oportunidades de renda para os artesãos locais e promovendo o artesanato como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento comunitário. “Ao conectar tradições locais com o mercado contemporâneo, o projeto também incentiva uma produção responsável e sustentável”, ressalta Wanderley.
Sobre o Pote de Ouro Arts
Com sede no distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), o Pote de Ouro Arts tem como missão valorizar e promover a cultura tocantinense. Focado na arte da cerâmica, o empreendimento resgata técnicas ancestrais enquanto explora novas formas de expressão artística. Além disso, oferece experiências turísticas imersivas que conectam visitantes às tradições e histórias locais.
Ficha Técnica:
Coordenação geral: Daniella Aires Borges
Curadoria da exposição: Ronan Gonçalves – ROGO
Palestrante: Wanderley Batista
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Fotografia: Emerson Silva
Assessoria de mídias: Fabiana Barbosa
Assessoria contábil e administrativa: Carla Lisboa
Artistas expositores e instrutores de oficinas: Wanderley Batista, Renato da Silva Moura, Maria Elza de Oliveira, Emerson Leitão, Antônio das Neves – Tauru
Artista expositor: Maria do Carmo – Carminha, Odete de Arraias, Lora de Pindorama e Seu Bené
Instrutor de oficina: Kleber Almeida