ATM e IPZ levam capacitação sobre controle – Foto – Nilo Almeida
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e o Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ) treinaram cerca de 130 agentes municipais para a correta aplicação de procedimento relacionados ao controle interno, durante curso ocorrido nesta terça-feira, 08, no auditório da ATM, em Palmas.
Motivada em seu propósito de qualificar os agentes municipais, a ATM observa cenário de modernização das gestões locais por meio das novas tecnologias, e principalmente da integração entre os setores das prefeituras. Com isso, se faz necessário cada vez mais orientar prefeitos, secretários, diretores ou servidores relacionados ao controle interno para as novas tendências e legislações sobre essa área.
ATM – “Controle interno é ajudar a prevenir erros e irregularidades, tarefa que exige conhecimento e prática, além de planejamento, para que todos os métodos e procedimentos se tornem eficientes, dentro do que preconiza as legislações”, explica o presidente da ATM, o prefeito de Talismã, Diogo Borges.
Palestrante – O curso foi ministrado pelo consultor do IPZ, Silmo Streit, que possuí vasto currículo na área de gestão municipal, com expertise em controle interno. “Percebemos em quase todos os Estados do Brasil que ainda há um longo caminho a percorrer no que tange a definição do modelo padrão de trabalho nesta área de controle interno. Buscamos apresentar um alinhamento daquilo que melhor pode ser feito para criar mecanismos internos dentro das prefeituras”, disse o consultor.
Porto Nacional – Alexandre Luis Lopes de Andrade Neto, analista de controle interno de Porto Nacional, apontou as orientações que pretende levar para os processos de trabalho na prefeitura. “Me chamou muito a atenção a orientação do palestrante para que possamos buscar constantemente a desburocratização e a praticidade em nossas rotinas de trabalho. São normas aplicáveis dentro dos processos que nós temos hoje dentro do Município”.
No decorrer do dia, os participantes do curso aprenderam sobre a criação de mecanismos adequados para os procedimentos de controle interno no município. Ainda, foram orientados sobre a correção de eventuais falhas que corriqueiramente ocorrem, além de buscar uma atuação prévia, com mecanismos na gestão de autocontrole.
Os participantes serão certificados pelo Instituto Paulo Ziulkoski. O curso teve a parceria da 1 Doc Tecnologias.
Fonte- Ascom ATM