A Receita Federal informou que ainda não recebeu as declarações de Imposto de Renda (IR) de cerca de 70 mil tocantinenses. O prazo para fazer a declaração termina no próximo dia 30 de junho, após ser prorrogado por 60 dias. Todos os trabalhadores que tiveram rendimentos anuais acima de R$ 28.559,70 precisam apresentar o documento.

O prazo foi estendido porque com as medidas de isolamento por causa do coronavírus muitos contribuintes não estavam conseguindo ter acesso a comprovantes para juntar na declaração. É o caso da pedagoga Weslane Cirqueira, que atualmente prefere deixar que o contador faça o trabalho. “Via internet, lá tem o link que a gente faz. Amigos meus já fizeram. Aí passou um tempo agora que eu tenho que pagar, devolver. Aí eu procurei o contador”

Este ano o Leão espera receber mais de 100 mil declarações dos tocantinenses. Quem já entregou tem algumas vantagens, já que mesmo com o adiamento do prazo, as restituições estão sendo pagas dentro do cronograma previsto e alguns lotes já foram até depositados.

O contador Mayk Araújo alerta que só deve fazer a declaração em casa quem tem facilidade com esse tipo de documento. Caso contrário, a comodidade pode acabar virando dor de cabeça com a pressa para entregar a documentação quase no fim do prazo.

“Se ela não tem o conhecimento necessário, se ela tem dúvidas, o aconselhável é procurar um contador para fazer essa declaração para ela. Procurar um profissional que entenda. Não é só simplesmente fazer a declaração. A gente faz e acompanha”, explica.

Fonte: TV Anhanguera via G1 TO
Foto: Marcello Casal Jr

#SóNaGazeta
#Cerc