Natural de João Pessoa, na Paraíba, o chef Onildo Rocha marcou presença em Brasília na semana de Gastronomia Regional do Senac em homenagem ao seu estado natal. Em entrevista ao Metrópoles, ele contou sobre seus 26 anos de carreira. O dono do restaurante Cozinha Roccia recebe no estabelecimento mais de mil pessoas por semana e busca desenvolver uma cozinha criativa valorizando o regionalismo.
O espírito empreendedor sempre o acompanhou na carreira, mas foi apenas em 2004 que Onildo decidiu se arriscar e vender seu apartamento para investir em bufê (Casa Roccia Espaço para eventos e Catering). Em 2011, iniciou o curso de gastronomia em São Paulo (Anhembi Morumbi), com objetivo de levar para o futuro restaurante, o Cozinha Roccia, um trabalho de alta gastronomia voltado para regionalismo.
Ele conta que o início foi difícil, pois, durante os primeiros anos, o público não aceitava um restaurante moderno servir gastronomia popular. “Eles não aceitavam comer feijão-verde, arroz-vermelho. Queriam comer foie gras, pato, mas lutamos muito para fazer o restaurante lotar”, desabafa.
Defensor do regionalismo brasileiro, o chef afirma não existir uma gastronomia que defina o Brasil: “Nós somos imensos, não dá para escolher a caipirinha ou a feijoada como uma cultura gastronômica brasileira total. Cada região, lugar e biodiversidade têm a sua característica”.
Fonte: Thais Umbelino/Metrópoles