Foto – Tony Suity

“O Cerrado tem riquezas que levadas à gastronomia resgatam identidade, história e memória da nossa região.” É com este olhar de valorização da identidade gastronômica brasileira e tocantinense que a chef de cozinha Ruth Almeida abriu o festival gastronômico Gurupi TEM, na noite de quinta-feira, 04, na cidade de Gurupi, no Sul do Estado. O evento é uma realização do Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi.

A Feira, que conta com 114 expositores, busca dar visibilidade às potencialidades locais por meio de uma programação diversificada com cultura e gastronomia. Esta é a segunda edição e o festival e a programação segue até este sábado, 06, e acontece das 19 às 23 horas, na praça do Centro Cultural Mauro Cunha. Ruth Almeida participa dos três dias de programação.

Em um cozinha-show de muita interatividade com o público e diversão, Ruth Almeida abordou a sua história de vida, falou sobre empoderamento feminino e destacou a importância da gastronomia. “Gastronomia é a arte de usar comida para instigar à felicidade, resgata memórias. Eu quando cozinho levo comigo as minhas raízes, que são o meu pai e a minha mãe, e tenho a certeza de que as pessoas quando provam sentem essa memória em cada sabor”, relatou ela.

Foto – Tony Suity

Em todos os dias de programação, Ruth apresenta e oferece para degustação pratos como ceviche de tambaqui moqueado com cajuzinho do Cerrado, ceviche de frutas tropicais, risoto de chambari e salada de feijão verde e moqueca de peixe seco com purê de abóbora. Todos os ingredientes foram adquiridos na feira de produtores locais de Gurupi.

Na programação da “Gurupi Tem” estão previstos: ainda Espaço Moda e Beleza, Apresentações Culturais, Desfiles, Estandes de Produtos e Serviços Diversos, Praça de Alimentação, Espaço Planta e Flores, Arena Gamer e Salão do Automóvel.

A programação conta com uma gama de produtos e serviços que estão expostos. A abertura oficial do evento contou com a presença da prefeita Josi Nunes e a gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, dentre outras autoridades.

Ruth Almeida

Ruth Almeida é chef de cozinha, consultora e pesquisadora da culinária afroindígena. É proprietária do restaurante Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional com produtos do pequeno produtor. A empresária hoje ministra palestras, oficinas, cursos, além de realizar eventos.  Chef empreendedora e premiada embaixadora da gastronomia Brasíleira e pesquisadora da cultura amazônica e do Cerrado, é vencedora dos títulos de Melhor Chef de Cozinha do Brasil pelo Prêmio Dolmã 2021, de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins pelo Prêmio Dolmã 2017, ambos considerados o Oscar da gastronomia brasileira, e recebeu o Prêmio Bertha Luz do Senado, em 2021. Em 2017, Ruth foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Tourist Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina. Em 2016, participou do reality “Cozinheiros em Ação”, do canal GNT, e terminou a competição em terceiro lugar. No programa, fez pratos típicos da cozinha brasileira, a fim de valorizar a culinária da roça. O chef francês e apresentador do programa Olivier Anquier definiu a comida de Ruth como “uma cozinha de amor”.

Por Cinthia Abreu/Assessoria