A chef de cozinha Ruth Almeida, do restaurante Raízes Gastronômicas, é uma das cozinheiras escolhidas para participar da 3ª edição do “Cozinhas Brasileiras”, que acontece no restaurante Quitéria, no Rio de Janeiro (RJ). A chef tocantinense comanda a cozinha na noite de quarta-feira, 24. De acordo com Ruth Almeida, o evento tem como proposta realizar uma espécie de intercâmbio entre as diferentes cozinhas brasileiras ancestrais, a exemplo da culinária baiana, indígena, do cerrado, da caatinga, afro e outras variadas culturas alimentares.

O projeto “Cozinhas Brasileiras” homenageia o trabalho de mulheres que atuam na gastronomia brasileira. “A ideia é valorizar tanto as profissionais que se dedicam à cozinha brasileira quanto os nossos produtos”, adianta um dos responsáveis pelo  o empresário do Grupo Arpoador Daniel Gorin. Na ocasião, Ruth Almeida oferecerá pratos que exaltam a culinária amazônica com entrada, prato principal e sobremesa, que envolve produtos como o peixe muqueado, pão de açaí, carne seca, pirarucu, galinha defumada e doce do Cerrado. “Estou pronta para mostrar o melhor da culinária brasileira, com uma cozinha totalmente autoral”, descreve Ruth.

O evento neste ano foi aberto no mês de maio com a participação da chef Manuelle Ferraz (A Bananeira – SP), Ruth Almeida foi escolhida para a programação de junho, a chef Mônica Rangel (Gosto com Gosto – SP) em julho e para fechar o evento em agosto a chef Morena Leite (Capim Santo – RJ). Como ocorreu nas duas últimas edições, cada chef desenvolverá um cardápio inédito. Já participaram do projeto as chefs Roberta Sudbrack (Sud, o pássaro verde Café), Bel Coelho (Clandestino) e Janaina Rueda (Bar da dona Onça).

Perfil
Ruth Almeida, como ficou conhecida nacionalmente, é filha dos trabalhadores rurais Laurenço Almeida e Maria José, que formaram uma família de nove irmãos. A infância humilde, no Bico do Papagaio, não impedia sua mãe de transformar alimentos da terra em cardápios especiais, como um milho verde da roça, que hidratado se transformava em cuscuz, ou ainda lambari com coco babaçu. Com 14 anos de idade, já casada, teve que ajudar no sustento da família trabalhando na quebra do coco babaçu. A dura lida virou caso de amor com o coco babaçu e serviu de inspiração gastronômica para Ruth Almeida.

Em 1991, quando decidiu se mudar para Palmas, a rudeza a seguiu nos trabalhos como doméstica, lavadeira, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Somente em 2016, sua vida começou a mudar radicalmente, ao participar do Programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e utilizar o coco babaçu como tempero especial em seus pratos.

Dentre milhares de inscrições, Ruth foi escolhida entre os 12 competidores e garantiu o terceiro lugar na disputa de Chef de Cozinha. Esse resultado com sabor de vitória é parte do cardápio de conquistas que ela revela nessa entrevista exclusiva sobre o programa do GNT, o Prêmio Dólmã, Oscar da Gastronomia e da reviravolta na sua vida depois dos 40 anos.

fonte: Cinthia Gomes de Abreu

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796