O delegado federal Igor Romário de Paula, um dos chefes da Operação Lava Jato, está processando o site de busca Google e a plataforma Facebook para que eles revelem os autores e tirem do ar críticas que lhe estão sendo feitas em um blog e em uma página da rede social em virtude de seu posicionamento político nas eleições de 2014.

Os advogados do Facebook mostraram surpresa em relação ao pedido do delegado federal, e recusaram-se a atendê-lo, conforme alegam no processo: “Uma medida dessa natureza (retirada das páginas do ar) certamente configuraria censura, inadmissível até mesmo em países com regimes não democráticos. Ainda mais assustador constatar que quem pretende esse tipo de prática é ninguém menos que um delegado da Polícia Federal!”

(com informações do O Estado de São Paulo e UOL)

OAB – TOCANTINS DEBATE PROIBIÇÃO SOBRE SEXUALIDADE NAS ESCOLAS DE PALMAS.

O debate sobre questões de gênero ou sexualidade foi vetado da educação básica no sistema municipal de educação via Medida Provisória, garantida pela Câmara dos Vereadores da Capital do Tocantins.

A OAB Tocantins, em defesa da igualdade de gênero, trouxe este impedimento,  para uma discussão mais profunda com a comissão de diversidade sexual e a de direitos humanos, que propuseram um aprofundamento desta discussão. Os movimentos sociais,  de gêneros e intelectuais se manifestaram a favor da questão continuar na escola. A justificativa principal é a questão da homofobia, lesbofobia e transfobia além da  violência e morte provocada a partir da falta de debate e da intolerância sobre a diversidade de gênero.

Já a chamada “bancada da família” encabeçada pelos vereador do Pastor João Campos (PSC)  e pelo deputado estadual Eli Borges (Pros) justifica que a questão de gênero deve ser debatida em casa conforme a ideologia ou credo particular de cada família.

O mesmo lado que defende a falta de diálogo nas escolas, muitas vezes leva o debate a termos extremos de intolerância e falta de aceitação da diversidade como em posicionamentos além disso, a defesa da cura gay e as fobias só aumentam a violência, mortes e segregação social. Já o lado que defende que a temática a ser debatida nas escolas se fundamenta no  artigo 205 da constituição: preparar os alunos para o exercício da cidadania.

HABEMOS BANHEIRO?

A dúvida que paira no ar? Habemos banheiro?
Mas depois de aberto exclusivamente para o evento, continuou de portas fechadas. Frequentadores e comerciantes se queixam pois o que era tão esperado já foi cerceado com um grande cadeado. A prefeitura informou que o horário de funcionamento dos banheiros será regularizado.
O banheiro público de Palmas foi inaugurado para o Ironmen Palmas.
Banheiro público da praia da Graciosa