A Delegacia Especializada da Mulher, com funcionamento 24 horas, foi inaugurada nesta segunda-feira , 21, na região sul de Palmas. A deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) prestigiou o evento é durante discurso comemorou a conquista, destacando o trabalho de mobilização e destinação de recursos feito na Assembleia. “Realizamos audiência pública, destinei R$ 140 mil para a compra de uma viatura e agora as mulheres de Palmas contam com mais proteção. Essa é uma vitória das mulheres do Tocantins”. A Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher 24h, em Palmas, está localizada no setor Santa Fé.
Números da violência
O Brasil, em números proporcionais, é quinto país no mundo em casos de feminicídios e o terceiro em volume absoluto. Dados do Atlas da Violência de 2019 apontaram que 4.963 mulheres foram mortas em 2017 – maior número dos últimos dez anos. O levantamento também revela que 66% dessas vítimas eram negras. A cada hora, mais de 530 mulheres sofrem algum tipo de v iolência no Brasil. No Tocantins, nos seis primeiros meses de 2018, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio. Em 2019, considerando o mesmo período, três já perderam a vida.
Nos casos de violência contra a mulher contabilizados pela Polícia Militar do Tocantins, 1.421 casos foram registrados em 2018 contra 1.731 em 2019, um aumento de cerca de 22%.
fonte: Assessoria