Granizo foi registrado em algumas regiões e Palmas – Foto – Edy César

Equipe Gazeta do Cerrado

Algumas regiões de Palmas registraram na tarde desta sexta-feira, 8, uma chuva com granizo. No Twitter vários moradores da Capital comemoraram a chegada da chuva após alguns dias de calor intenso e  a brincar com a situação.

https://twitter.com/nanabarsih/status/1347590179847073796

Outra internauta disse que nada mais faz sentido.

O perfil do palmense Edy César publicou um vídeo onde mostra o exato momento em que algumas pedras de gelo caem no chão de sua casa. (Veja abaixo)

Por que chove Granizo em Palmas?

O granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos.

Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. “E ela só aparece nas regiões mais quentes”, explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo.

Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

Não chove granizo nas regiões polares.

Alerta Amarelo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou nnesta sexta-feira, um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas.

As regiões que devem ficar atentas ao volume de água são: Sudeste, Sul, Oeste e Centro Tocantinense.

Conforme o Instituto podem ocorrer queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas e baixo risco de corte de energia. 

Em caso de ventanias, evite se abrigar debaixo de árvores,  estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.