O governo de Minas Gerais afirmou na manhã deste domingo (26) que decretou situação de emergência em 47 cidades do estado por causa da chuva.

São elas:

  1. Abre Campo
  2. Alto Caparaó
  3. Alto Jequitibá
  4. Belo Horizonte
  5. Betim
  6. Brumadinho
  7. Caeté
  8. Caparaó
  9. Carangola
  10. Cataguases
  11. Congonhas
  12. Contagem
  13. Divino
  14. Dores do Turvo
  15. Ervália
  16. Espera Feliz
  17. Guidoval
  18. Ibiaí
  19. Ibirité
  20. Luisburgo
  21. Manhuaçu
  22. Mariana
  23. Mateus Leme
  24. Matipó
  25. Monjolos
  26. Muriaé
  27. Nova Lima
  28. Orizânia
  29. Patrocínio de Muriaé
  30. Pedra Bonita
  31. Raposos
  32. Raul Soares
  33. Ribeirão das Neves
  34. Rio Acima
  35. Sabará
  36. Santa Bárbara
  37. Santa Luzia
  38. Santa Margarida
  39. São Gonçalo do Sapucaí
  40. Sarzedo
  41. Senador Firmino
  42. Simonésia
  43. Taquaraçu de Minas
  44. Teófilo Otoni
  45. Tocantins
  46. Ubá
  47. Visconde do Rio Branco

Mortes

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais informou, neste sábado (25), que 30 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. O número, referente aos óbitos registrados entre os dias 24 e 25 de janeiro, foi atualizado em um boletim divulgado às 18h30.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, há 7 feridos, 17 desaparecidos, 2.620desalojados e 911 desabrigados em Minas Gerais. De acordo com o coordenador adjunto do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, os locais de cada morte serão divulgados ainda nesta noite.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso dos últimos 110 anos, com medição feita entre quinta e sexta-feira (24).

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgar Estevo, afirmou que houve mortes em Belo Horizonte, Ibirité e Betim. Ele não detalhou, entretanto, o número de mortes por cidade. Ainda de acordo com o coronel, os óbitos ocorreram em deslizamentos de terra e soterramentos.

Bombeiros procuram desaparecidos em Betim, na Grande BH  — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
Bombeiros procuram desaparecidos em Betim, na Grande BH — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

No total, 3.586 pessoas foram atingidas diretamente pela chuva. Trinta e seis municípios foram afetados em todas as regiões do estado, sendo a Leste e a Grande BH as mais prejudicadas.

Em Betim, possibilidade de chuva faz bombeiros estenderem lona em barranco. — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
Em Betim, possibilidade de chuva faz bombeiros estenderem lona em barranco. — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

Nesta tarde, dois corpos foram resgatados na Vila Bernadete, na Região do Barreiro. As buscas no local foram suspensas por volta das 18h, pois voltou a chover forte.

À noite, cinco corpos foram encontrados sob escombros no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mãe, Maria Estela Gonçalves, de 48 anos, e os filhos Alisson Gonçalves, de 10 anos, Alan Gonçalves, de nove anos, e Adam Gonçalves, de seis anos, estão entre as vítimas. O vizinho deles, Antônio Carlos Ribeiro, de 49 anos, também morreu no desabamento.

Nesta sexta-feira (24), a corporação também registrou outras três mortes por causa da chuva em Ibirité, na Região Metropolitana, onde as buscas seguem por uma jovem de 23 anos.

Em Ibirité, na Vila Ideal, parte da Rua São Domingos cedeu e atingiu duas casas. — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo
Em Ibirité, na Vila Ideal, parte da Rua São Domingos cedeu e atingiu duas casas. — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo

Neste sábado, além de Belo Horizonte e Ibirité, os bombeiros também estão mobilizados em ocorrências de desabamento e soterramento em Betim. Uma delas é na Rua Londres, no bairro Duque de Caxias. O prefeito da cidade, Vittorio Medioli, afirmou na madrugada deste sábado (25) que quatro pessoas estão soterradas.

Em Betim, no bairro Jardim Teresópolis, o corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado neste local por volta das 16h20. Às 22h, bombeiros civis e militares encontraram o corpo de um homem de 48 anos. Na noite de sexta, uma criança foi resgatada com vida no local.

Em Juatuba, na Grande BH, a prefeitura decretou situação de emergência por conta das chuvas. O prefeito da cidade, Antônio Adonis Pereira (Patriotas), disse que as regiões mais afetadas foram os bairros Ponte Nova e Cidade Nova 4.

Em Contagem, o corpo de um homem de 23 anos que havia desaparecido em um desabamento na Rua Arquiteto Morandi, no bairro Jardim Industrial, na Grande BH, na noite desta sexta-feira (24), foi encontrado agora a pouco. Durante o resgate, houve um novo desmoronamento, e dois bombeiros que faziam o resgate foram soterrados. Eles ficaram feridos e foram levados para hospital da região. O corpo encontrado é de Yury da Costa Andrade.

Nesta tarde, buscas por desaparecida continuavam em Ibirité — Foto: Carlos Eduardo Alvim/Globo
Nesta tarde, buscas por desaparecida continuavam em Ibirité — Foto: Carlos Eduardo Alvim/Globo

Recorde de chuva

O Inmet afirmou que Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica há 110 anos. Em 24 horas, de quinta a sexta-feira (24), o acumulado de chuva chegou a 171,8 milímetros em Belo Horizonte.

Desde quinta-feira (23), a chuva atinge a Grande BH. Nesta sexta-feira na capital, desde a madrugada, os transtornos são inúmeros: córregos e ribeirões transbordaram, vias tiveram que ser interditadas e áreas foram atingidas por deslizamentos de terra. Durante a noite, mais uma vez houve chuva forte, trazendo novos problemas na cidade.

Chuvas em MG em janeiro — Foto: Rodrigo Cunha/Arte G1
Chuvas em MG em janeiro — Foto: Rodrigo Cunha/Arte G1

Na Região Metropolitana, a chuva castigou municípios como Betim, Contagem, Raposos e Ibirité.

Fonte: Globo.com