Alerta Laranja, que indica perigo com risco de quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas foi publicado hoje pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet)

 

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Caso haja necessidade, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

 

Após alerta de chuvas intensas divulgado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) nesta quinta-feira, 16, a Defesa Civil de Araguaína dá dicas à comunidade quanto a ações de segurança recomendadas neste período.

O Alerta Laranja, dado para os estados do Tocantins e parte dos estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso, prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora e até 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos de 60 até 100 km por hora, nas próximas 24 horas.

Entre os avisos do Inmet estão o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Caso haja necessidade, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

 

Em alerta

 

O secretário municipal da Defesa Civil, Ricardo Isaías Pereira, orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois a intensidade dos ventos potencializa o risco de quedas de galhos. Outro risco do abrigo embaixo de árvores é o de descargas elétricas.

O secretário orienta ainda que os condutores evitem estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra recomendação se refere a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Se possível, é melhor desligar todos os equipamentos elétricos e o quadro geral de energia.

“A pé ou em veículos, evite trafegar por ruas alagadas e não se aventure a atravessar correntezas, dessa forma você evita imprevistos como quedas ou prejuízos com danos em seu veículo”, finalizou o secretário.

 

Mara Santos
Foto: Reprodução