Na manhã desta quarta-feira, 30, muitos tocantinenses despertaram com chuva intensa em diversas regiões do estado. De acordo com informações da Energisa, a previsão indica que o clima chuvoso deve se estender pelos próximos dias, especialmente nas regiões central e sul do Tocantins.

A meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, reforça que as chuvas previstas devem aumentar em abrangência e intensidade, acompanhadas de raios e ventos de até 60 km/h, pelo menos até o final da próxima semana. “As áreas com chuva devem ficar mais abrangentes e em maior intensidade, acompanhada de raios”, afirmou.

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial, cobrindo grande parte do Tocantins, válido até as 10h de quinta-feira, 31. As regiões afetadas devem ficar atentas às condições climáticas, principalmente nas áreas com maior propensão para chuvas intensas e descargas atmosféricas.

Previsão para principais cidades

Araguaína: Embora fora do alerta amarelo, a cidade no norte do estado segue com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva. A temperatura varia entre 24°C e 34°C, com umidade relativa do ar entre 45% e 95%. Esse clima deve permanecer ao longo do fim de semana.

Palmas: Com chuvas registradas desde o início do dia, a capital terá temperaturas entre 24°C e 35°C e umidade entre 50% e 95%. A previsão indica céu nublado e pancadas de chuva isoladas até os primeiros dias de outubro.

Gurupi: Conhecida como a “capital da amizade”, Gurupi terá temperaturas entre 24°C e 32°C, com céu nublado e pancadas de chuva isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 90%. A estabilidade do clima, com leves alterações de umidade, deve continuar até o fim de semana.

Cuidados e recomendações

O Inmet e a Energisa orientam a população a adotar medidas de segurança para evitar acidentes em dias de tempestade. Confira as principais recomendações:

  • Em caso de ventos fortes, evite abrigar-se sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada e fique atento a paredes com infiltrações, já que tomadas em locais úmidos representam risco.
  • Não tente remover objetos presos na rede elétrica, que podem estar energizados, e evite o uso de chuveiro elétrico durante as tempestades.
  • Caso a água suba ao nível das tomadas, desligue imediatamente o disjuntor geral.

Para informações de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão à disposição.