O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso importante, válido a partir desta sexta-feira, 06, às 10:10. O aviso alerta para a ocorrência de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, bem como fortes ventos, com velocidades variando de 40 a 60 km/h, em quase todo o Tocantins.

O alerta é válido do sul a uma pequena parte do norte do Estado do Tocantins, o Bico do Papagaio, que ano passado sofreu com enchentes.

As áreas afetadas com as chuvas intensas incluem o Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Ocidental do Tocantins, Sul Goiano, Sudeste Paraense, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Baiano, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Goiano, Noroeste de Minas, Sul Maranhense, Distrito Federal, Extremo Oeste Baiano, Vale do Rio Doce, e Baixo Amazonas, Centro-Sul Mato-grossense.

As orientações para a população incluem:

  1. Em caso de rajadas de vento: Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco leve de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  2. Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  3. Para obter mais informações e orientações sobre como se proteger durante as condições climáticas adversas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

É fundamental que os moradores das áreas afetadas estejam atentos às atualizações meteorológicas e sigam as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de suas famílias e propriedades.

Leia mais:

Alerta: chuvas intensas podem atingir diversas cidades tocantinenses neste fim de semana

Pequenas chuvas isoladas alegram tocantinenses, mas onda de calor segue firme e forte nesta 3ª