Artista Cícero Belém – Foto – Kadu Souza/Governo do Tocantins
Ajudando a fortalecer a cultura do Estado, o ator e professor de teatro Cícero Belém foi nomeado pela Diretoria de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC) para exercer o cargo de coordenador do Escritório Estadual do Tocantins. A nomeação aconteceu no último dia 15 e se deu através da Portaria de Pessoal do MinC nº 847. O principal papel da coordenação é atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo Ministério.
Licenciado em teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Cícero Belém, além de desenvolver ações e projetos no eixo cultural, exerce um papel importante na articulação de políticas estratégicas para o desenvolvimento da cultura no Tocantins. Atuações como a consolidação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e a criação e implantação do Programa Palmas para Cultura são parte da vida profissional do novo coordenador.
“Tenho clareza do nosso papel a ser desempenhado na articulação das políticas culturais, na relação com a sociedade civil e na pactuação federativa com estados e municípios. Estou otimista. Vislumbro o momento como uma grande oportunidade para alavancarmos a pauta da cultura em nosso Estado do Tocantins”, afirma Cícero, explicando sua missão em prol da cultura tocantinense e brasileira.
Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, a nomeação veio para agregar no desenvolvimento da cultura regional. “Nós agradecemos ao Ministério da Cultura (MinC) na pessoa da ministra Margareth Menezes e parabenizamos ao Cícero Belém por sua nomeação como Coordenador do Escritório Estadual do Tocantins do ministério, desejando-lhe sucesso e nos colocando à disposição para trabalharmos juntos pelo fortalecimento da cultura tocantinense”.
A presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, a arquiteta e professora da Universidade Federal do Tocantins, Valéria Picanço, destacou a importância do setor cultural no Brasil e parabenizou a nomeação do coordenador. “É com felicidade que o CPC-TO recebe a notícia de posse do artista Cícero Belém como Coordenador do Comitê do Ministério da Cultura no Tocantins. Acreditamos que com a sua nomeação haverá um real fortalecimento e ampliação do fomento da Cultura em nosso Estado. Desejamos sucesso nesse novo desafio”.
Os escritórios estaduais atuarão como estruturas equipadas com recursos físicos e humanos, com presença em cada Unidade da Federação, funcionando tanto como representação institucional quanto como suporte operacional e logístico para a execução das políticas públicas de cultura e articulação federativa.
Perfil
Cícero Belém é tocantinense natural de Porto Nacional. Com uma vasta experiência no campo das artes, é ator, diretor teatral, produtor, gestor cultural e servidor público efetivo da Fundação Cultural de Palmas – FCP/Prefeitura de Palmas. Licenciado em Artes – Teatro e especialista em Linguagens (teatro, dança, música e artes visuais), Cultura, Educação e Tecnologias pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, tem uma sólida carreira artística com atuações no teatro e no cinema.
Fonte -Ascom Secult