WhatsApp Image 2017-05-24 at 15.16.53 

Com abertura realizada nessa terça-feira, 23, teve início, em Palmas, a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (Icem), a mostra ocorre no Cine Sesc Palmas, localizado na 502 Norte, Avenida LO 16, Conjunto 02, Lotes 21-26, de 23 a 29 de maio, e conta com o apoio e a parceria da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju).

 

A Mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas. Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero, e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade para este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros 8 curtas-metragens.

 

“Nesses anos, a Seciju sempre apoiou o evento por entender a sua relevância para a população. É importante que a comunidade e os estudantes tenham um conhecimento maior sobre a área do Direitos Humanos e consigam entender melhor com um recurso interativo, como o audiovisual”, destacou a diretora de Direitos Humanos da Seciju, Suamí Freitas.

 

Em cada capital, a Mostra ficará em cartaz de cinco a seis dias e a expectativa é receber um público de mais de 30 mil pessoas em todo o país. Todas as exibições serão gratuitas. No site da Mostra – http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br é possível acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição.  Serão ao 37 filmes exibidos em salas com acessibilidade e sessões gratuitas de 08 de maio a 25 de junho.

 

Como Seria? de Daniel Gonçalves; Depois Que Te Vi de Vinícius Saramago; Do Que Aprendi com Minhas Mais Velhas de Fernanda Julia e Susan Kalik; Epidemia de Cores de Mario Eugênio Saretta; Humano – Uma Viagem Pela Vida de Yann Arthus-Bertrand e Índios no Poder de Rodrigo Arajeju são alguns dos filmes em exibição aqui na Capital.  A programação completa pode ser acessada pelo site http://www.sescto.com.br/cultura/cinema.

 

Mostra

 

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.

 

Nestes dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no Mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

 

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.