O governador Mauro Carlesse e o Secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, juntamente com a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, e da superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, visitaram na manhã desta terça-feira, 20, as instalações da Cidade da Polícia. A visita também contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silva Neto.

Na oportunidade, o Governador Mauro Carlesse destacou o orgulho em poder entregar o complexo que trará mais conforto ao servidor e permitirá um melhor atendimento à população. “Eu sei que essa era uma demanda antiga da categoria e fico muito orgulhoso de poder entregar esse espaço mais adequado e cada vez mais investir em técnica, qualidade e segurança para que vocês continuem a prestar um excelente serviço”, pontuou.

O Governador também anunciou a sanção da Lei que reestrutura a Polícia Civil, Polícia Científica e outras unidades da Secretaria da Segurança.  Sobre essa legislação, o secretário Cristiano Sampaio explicou que, embora estejam sendo criadas novas diretorias e cargos, não haverá aumento de despesas. Ainda durante a visita, o governador autorizou a retomada dos processos para concessão das progressões funcionais dos servidores; o pagamento de indenizações em atraso; e a publicação da normativa que estabelece a realização de dois plantões consecutivos com intervalo de oito horas de sobreaviso e que também serão indenizados. Ainda nesta terça-feira, 20, o Boletim Interno da Segurança Pública, a ser publicado na intranet da Pasta, trará a relação dos servidores aptos à progressão e normativa dos plantões.

Cidade da Polícia

Localizada nas proximidades do Espaço Cultural, a Cidade da Polícia tem 2.823m² metros quadrados de área construída e reúne unidades operacionais e administrativas da Polícia Civil e da Polícia Científica. Segundo o secretário Cristiano Sampaio, a Cidade da Polícia representa um marco histórico para a Polícia Civil do Estado do Tocantins e é mais um passo para promover o processo de fortalecimento institucional, valorização profissional e promoção de uma segurança cidadã.

A nova instalação, além de mais moderna e integrada, também impactará na redução de despesas com aluguel em 23%, pois unidades hoje instaladas em diversos prédios também alugados, estarão reunidas na Cidade da Polícia.

Outros anúncios

Durante a visita do governador Mauro Carlesse às instalações da Cidade da Polícia, o secretário Cristiano Sampaio e a delegada-Geral, Raimunda Bezerra de Souza, e superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, anteciparam que nos próximos dias será divulgado um conjunto de ações para fortalecer a identidade institucional da Polícia Civil e para valorizar o policial, bem como seu sentimento de pertencimento à corporação. Dentre as ações, estão a instituição da Medalha Tiradentes; o projeto Galeria de Dirigentes e do edital do Hino da Polícia Civil.

Para a delegada-geral Raimunda Bezerra de Souza, os anúncios feitos só reafirmam o compromisso do Governador do Estado e do Secretário de Segurança Pública em ver uma Polícia Civil forte. “A Cidade da Polícia indica um fortalecimento na identidade institucional da Polícia Civil perante a sociedade e demais entidades”, observa a Delegada-Geral ao acrescentar que, no tocante à reestruturação normativa, a atualização legislativa conferirá maior capacidade gerencial, administrativa e operacional, modernizando a estrutura da Polícia Civil.

Raimunda Bezerra acrescenta que a publicação de atos referentes a progressões funcionais e pagamento de indenizações denotam a valorização do Governador com o policial civil, reconhecendo todo esforço da categoria nesse momento difícil da Pandemia.

A superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, por vez, disse que é uma imensa alegria fazer parte desta história. “Todos estes avanços trazem um ganho significativo para a autoestima de nossos agentes de necrotomia, papiloscopistas e peritos oficiais. As medidas anunciadas agregam valor à Polícia Civil como um todo, mas, principalmente, nos aproximam do cidadão e permitem que ele esteja mais próximo de seus direitos essenciais”, frisa a Superintendente.

Fotos: Dennis Tavares – Governo do Tocantins