Foto – Inmet

Equipe Gazeta do Cerrado

Mesmo com o período de estiagem já tendo iniciado, várias regiões do Tocantins e do Brasil continuam a registrar chuvas e temporais, o que deve continuar por mais algum tempo.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Santa Rosa do Tocantins, no interior do estado choveu cerca de 87,6 milímetros nas últimas 24h, sendo o segundo maior volume de chuvas do País.  O local onde mais choveu foi no Parque Estadual Chandless, no estado do Acrem com 91.8 milímetros.

No domingo, 17, o Instituto divulgou um alerta laranja para risco de fortes temporais em quase todo o Tocantins. O alerta segue até esta segunda-feira, 18, às 10h30, quando deve mudar de cor – ou não – ou ser retirado.

Conforme o Inmet, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).