Foto – Walber Cardoso

Além de todos os serviços prestados na rede pública de saúde do município, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lança a campanha a fim de conscientizar acerca da importância da vacinação infantil: “Cartão em dia: saúde protegida”.
A ação visa estimular todos os dianopolinos a vacinarem seus filhos. Desde 2020, a Semus observou que muitos pais deixaram de levar seus filhos a vacinarem. Acredita-se que muito tem a ver com os casos de covid-19 em alta, à época, mas também pelo aumento das fakenews (notícias faltas) e movimentos antivacinas.
“Conhecimento é poder e essa campanha é fundamental. Sempre fomos um país destaque no quesito imunização e não podemos perder este lugar. Especialmente, com relação as nossas crianças que precisam da vacinação para garantir o crescimento pleno e saudável”, destacou o Prefeito.
De acordo com o secretário da Semus, Israel Leite Furtado, essa nova campanha vem ao encontro da política de informação. “Temos o conhecimento na palma da mão, mas é preciso estarmos atento às fontes confiáveis e seguras, especialmente as autoridades de saúde. A fase infantil requer atenção e a vacinação é um gesto de carinho”, afirmou.
Responsável pela elaboração da campanha, a coordenadora de imunização da Semus, Raiane Cardoso, alerta sobre a importância de todas as vacinas, em especial, as já previstas na rotina da criança. “Com isso, muitas doenças consideradas imunopreveníveis, como sarampo e hepatite fiquem longes de nossas crianças. A desinformação não pode vencer a sabedoria. As vacinas passam por critérios rigorosos a fim de garantir a segurança e proteção de todos. Portanto, não deixe de vacinar o seu filho quando assim for determinado.”, relembrou Raiane.
A campanha
A campanha será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Dianópolis a partir desta segunda-feira, 16. São materiais voltados para o cuidado que se deve ter ao buscar informações sobre a vacinação, devendo priorizar fontes seguras e confiáveis como o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde.
Outro ponto é a segurança da vacina, que passa por rigoroso processo de avaliação antes de ser autorizada para uso.
Além disso, alerta sobre o artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe a obrigatoriedade da vacinação nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
Fonte – Secom Dianópolis