Maju Cotrim
Os casos de Coronavírus no Tocantins estão em 21 cidades do Estado.
Araguaína lidera no número de casos confirmados e tem agora 98 enquanto a capital Palmas, que tem o segundo maior número de casos, chega a 83 casos, segundo o Boletim do Estado. A diferença é de 18 casos a mais.
O município com terceiro maior número de casos, é Gurupi lá no Sul do Tocantins que nos últimos dias cresceu nas confirmações e agora tem 11.
O quarto colocado é o muncípio do Bico, São Miguel do Tocantins que tem agora nove confirmações de Covid.
O quinto colocado no maior número de dados é Guaraí com sete casos. Cariri, no Sul do Tocantins vem em seguida com seis casos. Couto Magalhães vem em seguida com cinco casos e depois com quatro confirmações cada: Wanderlândia, Paraíso e Tabocão.
Os municípios com dois casos cada um são: Colinas, Augustinópolis, Sítio Novo e Porto Nacional. Com um caso cada estão: Ananás, Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Nova Olinda, Dianópolis, Bandeirante e Axixá.
Araguaína e a BR
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas , cidade com maior número de casos afirmou em entrevista á Gazeta neste domingo que a localização influência muito. “Localização influencia. Se você observar 60% dos casos estão ao longo da Belém Brasília. Ainda há o constante fluxo daqui para o sul do Pará e sul do Maranhão, regiões que estão com muitos casos e poucos testes. Neste momento é importantíssimo o aumento do número de leitos, responsabilidade do Estado.Outro fator que também é de suma importância é a efetiva adoção da população de evitar saída de casa sem necessidade”, disse á Gazeta.
Dimas comentou ainda que esta semana decidirá se as medidas tomadas permanecerão ou serão alteradas. “As medidas tomadas sempre foram e serão tomadas observando o quadro atual e futuro, e com a participação e concordância de diversas instituições, universidades, técnicos, entre outros que participam de nossas reuniões, as quais são públicas e transmitidas ao vivo”, disse.
Eixo da BR
“Grande parte dos casos se encontra nos municípios às margens da BR 153, principal corredor de ligação do Tocantins com os estados do Norte e do Centro-Sul e rota de abastecimento das cidades tocantinenses e escoamento da produção. Nessa BR há, portanto, intenso tráfego de caminhões e vários pontos de descanso e confraternização de caminhoneiros. Depois, vários municípios da região do Bico do Papagaio, porque estão na divisa principalmente com Maranhão, onde a dinâmica urbana é muito intensa, mesmo em cidades pequenas”, explicou o Doutor em Geografia, Adão Francisco em entrevista á Gazeta do Cerrado.
“Quem está sendo contaminado são os jovens e adultos, com idade entre 20 e 59 anos. Nem tanto os idosos e nem as crianças, porque são as pessoas que estão indo para a cidade, que estão mantendo a vida social dinâmica, ignorando que eles retornam para casa onde estão principalmente idosos. É bom destacar que os que morreram no Tocantins na maioria tinha idade inferior a 60 anos”, disse.
O prof. Adão reitera que dos 21 municípios com casos de Covid-19, 10 estão nas margens da BR-153, ou seja, 47,6%, e 8 fazem parte da região do Bico do Papagaio, o que corresponde a 38% dos municípios com infestação.