O acusado de estuprar e matar a adolescente Luciely Silva Campos, que tinha 15 anos na época do crime, foi preso em Ananás, no norte do estado. Janiel Ferreira de Almeida Menezes, que tem 36 anos atualmente, se apresentou na delegacia após a Justiça determinar a prisão dele. O homem foi condenado a 25 anos de prisão pelo crime no último dia 3.
O G1 tentou contato com a defesa de Janiel, mas as ligações não foram atendidas.
A prisão foi na tarde desta quinta-feira (18), mais de cinco anos depois do assassinato de Luciely. Na época o crime causou comoção e houve passeatas na cidade pedindo justiça.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual, Janiel encontrou Luciely e outra adolescente na praia da Branca no dia 13 de julho de 2013. Ele teria servido cachaça para as duas e se oferecido para levar Luciely embora quando ela brigou com o namorado na praia. O estupro teria acontecido no caminho de volta, às margens do rio.
A jovem não teria conseguido se defender por causa do consumo de álcool. Após o estupro, ela foi esganada e o corpo foi jogado no rio, sendo encontrado na noite seguinte. A perícia confirmou que a morte foi por afogamento.
No processo, a defesa alegou que a relação sexual foi consensual e que a adolescente atacou o acusado após ele se recusar a levá-la até outro local. Janiel disse ainda que agiu em legítima defesa e que acreditou que tivesse matado a jovem durante a briga e por isso fugiu. A defesa alegou também que o corpo teria rolado até o rio onde a jovem se afogou. Os argumentos foram rejeitados.
Janiel fez exame de corpo de delito e depois foi levado para a Cadeia Pública de Ananás, onde vai cumprir a pena.