Os fiéis, romeiros de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espirito Santo, desceram a famosa serra da Sucupira em Dianópolis, para rezar e manter viva a tradição da Romaria secular, que retomou sua festividade depois de dois anos de pandemia.
Durante cinco dias, fieis e romeiros rezaram na Capela que dá o nome ao local, onde no século XIX um vaqueiro encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário entre os galhos de um “pé de sucupira”, árvore típica do nosso cerrado.
A festa teve abertura com a tradicional saída das folias de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espirito Santo, percorrendo o sertão na região de Dianópolis, Taipas e Conceição do Norte, saudando os moradores das casas de fazendas onde foram recebidos nos “pousos” de folia, propagando a fé e a tradição da festa.
Marcada pela quantidade de fiéis e devotos, a festa Povoado da Sucupira que fica distante cerca de 30 quilômetros da cidade de Dianópolis, contou com uma programação dirigida pela Paróquia de São José de Dianópolis, com a participação das famílias tradicionais da Romaria, que promoveram o tradicional encontro das folias, levantamentos dos mastros, terço sertanejo, partilha da refeição em volta da fogueira, noite cultural, moda de viola caipira saudando a comunidade, batizados, missas e missa do Romeiro, encerrando a programação da festa na manhã de segunda-feira, 08 de agosto.
“Dois anos depois comemoramos a volta desta festa tão importante no nosso calendário religioso e cultural. Foi gratificante rezar, rever os fiéis e reunir o nosso povo. Nossa gratidão a todos que participaram conosco e fizeram nossa festa acontecer, foi lindo. Já iniciamos os preparativos para que em 2023, possamos estar unidos para reunirmos mais uma vez na Romaria da Sucupira. Que possamos continuar avançando para águas mais profundas ”, agradeceu o Pároco Padre Tiago Augusto Messias.