Neste final de semana, uma Escolinha de Trânsito montada no Capim Dourado Shopping, em Palmas, pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), despertou a curiosidade dos pais e das crianças que passaram pelo local.

Diante do sucesso feito pela ação, listamos abaixo 5 dicas que são necessárias para manter a segurança das crianças no trânsito.

1 – Uso da Cadeirinha

Desde 2008, a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está em vigor e obriga o uso da cadeirinha para crianças menores de dez anos de idade em veículos. De acordo com a resolução, até um ano de idade, a criança deverá ser transportada no bebê conforto; de um a quatro anos, na cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, no assento de elevação; e a partir dos sete anos e meio até os dez anos (com altura a partir de 1,45 metros) com cinto de segurança no banco de trás do veículo.

Somente a partir dos dez anos é permitido que a criança possa ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso correto da cadeirinha levou a uma redução de pelo menos 60% nas mortes de crianças no trânsito no Brasil.

Conforme o gerente de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Alex Machado, a orientação é que os responsáveis pelas crianças sempre comprem produtos certificados pelo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

2 – Faixa de Pedestre

Tanto condutores de veículos quanto pedestres devem ficar atentos aos cuidados básicos ao atravessar uma faixa de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para cruzar uma via, o pedestre deverá tomar cuidados de segurança, levando em consideração a visibilidade, distância e a velocidade dos veículos.

A preferência do pedestre não é absoluta. É necessário ficar atento que quando houver semáforo é ele quem determina quem deverá passar. Quando não houver sinalização (como semáforos ou faixas), o pedestre deverá esperar que os veículos parem para efetuar a travessia com segurança. Quando não houver faixa, é necessário aguardar pelo momento oportuno.

Conforme o gerente de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), as crianças aprendem a partir dos exemplos, por isso, é muito importante que quando os pais estiverem com os filhos na rua sempre aproveitar para alertar sobre olhar para os dois lados e respeitar a faixa de pedestre para atravessar a rua.

De acordo com o CTB, ao conduzir em velocidade inadequada nas proximidades de locais como hospitais e escolas ou onde ocorre uma grande movimentação de pessoas com risco de dano, o condutor também deverá sofrer sanções.

3 – Uso da Bicicleta

Pedalar faz bem tanto para o corpo, quanto para a natureza, já que quem anda de bicicleta não está poluindo o meio ambiente. Para manter a segurança das crianças no trânsito, é necessário que os condutores mantenham distância de pelo menos 1,5 m ao ultrapassar bicicletas.

Também é muito importante que as crianças utilizem equipamentos de segurança como capacete, joelheiras e cotoveleiras, ficando assim mais seguras em caso de quedas. Outros itens que são obrigatórios por lei são a buzina, espelho retrovisor e refletores frontais e traseiros. Lembre-se que ao atravessar na faixa de pedestre é obrigatório que o condutor desça da bicicleta.

 4 – Comportamento dentro do carro

É necessário que os pais fiquem atentos quanto ao comportamento do seu filho dentro do carro. Assim, poderão evitar que a criança coloque mãos e braços para fora da janela do veículo, por exemplo.

Outro item que vale a pena ser destacado é a importância do descarte do lixo. Os pais podem ensinar para os seus filhos que é proibido descartar lixo nas vias públicas. Além de evitar possíveis problemas no trânsito, a atitude também colabora para a ampliação da consciência ambiental.

5 – Atenção quando for sair da garagem

Apesar de ser um dica fora do trânsito, ela envolve veículo e, por isso, foi destacada pelo gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Alex Machado. “As garagens merecem atenção redobrada, pois muitas vezes as crianças brincam sem se preocupar. Porém, caso um carro esteja saindo pode atingir a criança e machucá-la gravemente”.

fonte: Secom TO

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796