Escolas estaduais estão concorrendo a um concurso de vídeo contra o mosquito Aedes aegypti, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o tema principal “Pesquisar e Conhecer para combater o Aedes aegypti”, o concurso foi idealizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).
O certame está em fase de votação pelo site do MEC, por meio do link Júri Popular. Nesta categoria, o concurso foi dividido em seis categorias: Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
Ao todo, o Tocantins conta com cinco escolas participando do concurso. Em Gurupi o Educandário Evangélico Ebenézer, escola conveniada à rede estadual de ensino, conseguiu classificação para concorrer em âmbito nacional nas categorias Fundamental I e Fundamental II.
Aluno do Educandário, João Vitor Abreu Aires Dias Parente apresentou o vídeo “Xô mosquito!” e ficou com a primeira colocação no Estado, classificado para a etapa nacional na categoria Ensino Fundamental II. O estudante ressaltou que aprendeu muito com a produção do curta-metragem de um minuto de duração. “Fiquei muito feliz porque meu trabalho está sendo apresentado em nível nacional. Trabalhei muito para conseguir fazer o vídeo e esse trabalho se tornou gratificante para mim”, disse.
Orgulhosa, Leila Márcia Abreu Dias Aires, mãe de João Vitor, destacou a iniciativa como forma de promoção de ações positivas de cidadania entre os alunos. “Para mim foi motivo de muito orgulho ver meu filho classificado. Acredito que seja um incentivo para que outros estudantes possam se envolver em causas em prol da população. Esse concurso foi uma oportunidade para que a educação mostre sua importância na comunidade”, completou.
Outras alunas do Educandário Evangélico Ebenézer também conseguiram classificação para a fase nacional do concurso Zika Zero. Maria Eduarda Nascimento Venturini, Ana Luíza Milhomem Ciel Fernandes e Carina Torres Salles apresentaram o vídeo com o tema “Mesa redonda com Maria Eduarda – Representantes do Aedes aegypti”. “Estou me sentindo privilegiada em ver minha filha concorrer a um prêmio nacional e representar o nosso Estado no combate a esse mosquito”, celebrou Juliane Pereira Nascimento, mãe da Maria Eduarda.
Confira abaixo as escolas tocantinenses que participam do Júri Popular do concurso Zika Zero, do Ministério da Educação.
Categoria: Fundamental I
EDUCANDÁRIO EVANGÉLICO EBENÉZER
Município: Gurupi
Tema: Mesa redonda com Maria Eduarda – Representantes do Aedes aegypti
ESC MUNICIPAL MAL HUMBERTO DE A CASTELO BRANCO
Município: Colmeia
Tema: Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti
Categoria: Fundamental II
EDUCANDÁRIO EVANGÉLICO EBENÉZER
Município: Gurupi
Tema: Xô Mosquito
INSTITUTO EDUCACIONAL GUNNAR VINGREN
Município: Colinas
Tema: Dramatização ao combate do mosquito Aedes aegypti
Categoria: Nível Médio
COLÉGIO ESTADUAL ADELAIDE FRANCISCO SOARES
Município: Jaú do Tocantins
Tema: Vídeo Zika Zero
COLÉGIO ESTADUAL SÃO PEDRO
Município: Abreulândia
Tema: combate ao Aedes aegypt
Fonte: Ascom