Projeto foi aprovado pela lei Aldir Blanc e contemplado pelo Plano Emergencial do Tocantins. Evento acontece entre os dias 09 e 26 de setembro.
A partir da próxima quinta-feira, 09 de setembro, terá início em Palmas a Mostra Cinemas e Confinamentos. O projeto foi aprovado pela lei Aldir Blanc e é uma iniciativa gratuita realizada através do Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual do Governo do Estado do Tocantins. A ação exibirá filmes voltados para a temática do isolamento e seus impactos no ser humano, em diferentes cenários culturais. O evento será realizado de forma virtual através da plataforma de teleconferência, Zoom. Além da exibição de filmes, a mostra abrirá espaço para debates sobre os enredos apresentados nas obras cinematográficas e como elas se conectam com o atual cenário de distanciamento social.
A pandemia da Covid-19 afetou diretamente a área artística, reduzindo eventos voltados para o audiovisual e dificultando o acesso a conteúdos culturais. A Mostra Cinemas e Confinamentos além de possibilitar o acesso do público a filmes aclamados que não são encontrados em plataformas de streamings, também será uma forma de incentivar a fomentação de eventos relacionados na capital.
Ao todo, serão exibidos 12 filmes seguidos de debates a cada sessão dupla. As discussões serão mediadas por seis palestrantes convidados das áreas de filosofia, sociologia, comunicação, audiovisual e educação. Cada debate tem como objetivo fornecer a oportunidade da troca de ideias sobre as mudanças que chegaram com a pandemia, relacionadas às formas de interagir e se relacionar. Além de abordar as consequências do confinamento nos âmbitos pessoais, sociais e culturais da comunidade local.
Para os organizadores do evento a Mostra Cinema e Confinamentos é uma oportunidade de incentivar o conhecimento e o diálogo sobre o cenário atual que pede empatia e uma nova visão das relações sociais.
“Acreditamos que o público poderá sim em diversos momentos, conectar sua própria realidade com alguns dos filmes abordados, já que a mostra trata de temas comuns a tantas pessoas durante a pandemia, inclusive abordando a noção de confinamento não apenas no sentido físico, mas também os confinamentos e aprisionamentos psicológicos, emocionais, apresentando olhares distintos para este momento tão complexo e difícil, onde tantas pessoas tiveram de se isolar umas das outras”, explica o professor de Licenciatura em Teatro, Gustavo Henrique.
Cada filme apresentará diferentes vertentes do confinamento possibilitando que o público reflita sobre o tema ao observar diferentes contextos, como afirma o produtor cultural Guilherme Delgado. “São situações muito diferentes ao longo dos filmes. Desde situações documentais em que as pessoas efetivamente vivenciaram confinamentos muito estranhos, até situações totalmente ficcionais. A gente não está com a expectativa de que alguém vá se identificar plenamente com qualquer um dos filmes. Mas em todos os filmes, em algum momento, a gente vai perceber e associar com situações que sentimos ou passamos durante essa experiência em que nos encontramos confinados atualmente.”
Acesso
O evento será realizado de forma gratuita e quem quiser participar poderá retirar seu ingresso pelo link.
Confira nossa Programação
09/09 – 20h
Pânico nas Ruas (96min)
EUA, 1950.
Direção Elia Kazan
( Sessão apresentada por Gustavo Henrique)
10/10 – 20h
Festim Diabólico (80min)
EUA, 1948.
Direção Alfred Hitchcock
(Plano B: Nosferatu)
DEBATE:
Pandemia, Morte e Confinamento
COM GABRIEL DIETRICH
11/10 – 20h
O Castelo da Pureza
(110min)
México, 1972.
Direção Arturo Ripstein
(Plano B: O Anacoreta)
12/09 – 20h
O Anjo Exterminador (95min)
México, 1962.
Direção Luis Buñuel
DEBATE:
Confinados no absurdo de estarem confinados
COM THIAGO DARIN
_________________________
16/09 – 20h
Estamira (121min)
Brasil, 2004.
Direção Marcos Prado
17/09 – 20h
À Margem da Vida (96min)
EUA, 1950.
Direção John Cromwell
DEBATE
Confinamento e Prisão: à margem da sociedade
COM ANA LÚCIA PEREIRA
18/09 – 20h
Asas do Desejo (130min)
Alemanha, 1987.
Direção Win Wenders
19/09 – 20h
A Bela e a Fera (103min)
França, 1946.
Direção Jean Cocteau
DEBATE:
Confinados fora da humanidade
COM LEON FAHRI NETO
______________________________
23/09 – 20h
A Mulher de Areia
(147min)
Japão, 1964.
Direção Hiroshi
Teshigahara
24/09 – 20h
Persona (84min)
Suécia, 1966.
Direção Ingmar Bergman
DEBATE:
Confinad@ no seu próprio eu,
mergulhad@ no eu do outro
COM JULIANA SANTANA
25/09 – 20h
Cortinas Fechadas
(106min)
Irã, 2013.
Direção Jafar Panahi
26/09 – 20h
Irmãos Lobo (90min)
EUA, 2015.
Direção Crystal Moselle
DEBATE:
Fazendo cinema apesar do confinamento
COM SÉRGIO SOARES
Serviço
Evento: Mostra de exibição de filmes e debates – Cinemas e Confinamentos
Data: Entre 09 e 26 de setembro
Horário: 20h
Local de exibição: Zoom (Plataforma de teleconferência)
Link para Inscrição: https://www.sympla.com.br/