Marco Aurélio Jacob – Gazeta do Cerrado

Descobrir e criar sob demanda para o público é o grande desafio neste milênio em todos os setores da economia. No Cinema, a plataforma FILMJOIN de criação coletiva é um novo conceito em criação e produção audiovisual. Ela une a demanda que o público quer ver com interação nas próprias histórias em uma rede social interativa desde a criação dos roteiros até a própria produção.

O lançamento do projeto em Palmas será na próxima segunda-feira, 18, às 19h no Espaço Cultural da Fundação Cultural de Palmas. Contemplado no Programa Trilhas IDEAÇÃO, do MT Criativo, uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado do Mato Grosso e o SEBRAE-MT, o projeto será desenvolvido também em Cuiabá, MT; Brasília-DF, e Natal, RN.

Gabriel Philipe, aluno da UFMT e Johnny DiBartolo em criação coletiva

O idealizador do projeto, o produtor cinematográfico Johnny DiBartolo está em Palmas para lançar o IDEIA CUBO um desafio criado no LaB³ – Laboratório de Inovação Audiovisual, uma das ferramentas de conectividade da plataforma que visa a produção de 68 curtas metragens de Ficção, Documentário e Animação com duração de até 3,25 minutos, destes, 17 serão produzidos em Palmas.

No total serão 221 minutos de conteúdo audiovisual. “Levar ao grande publico o que ele quer ver e poder participar da própria criação dos projetos, desde a criação da história até a sugestão de locação ou participação como equipe técnica do filme é a grande inovação deste projeto, aproveitar a plataforma, que é uma rede social cultural, para entregar um produto feito sobre demanda com e para o grande público”, explica o produtor.

O projeto pretende ocupar toda a região do Cerrado e da Caatinga brasileira com conteúdo sustentável produzido por encomenda: “É um desafio de criar de forma interativa, entre fãs e produtores, ideias para filmes de curta metragem, tendo com tema as 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.”

E chama os interessados, entre estudantes e profissionais a participar do projeto: “Crie sua ideia de filme ou chame seus amigos para criar com você. Sua ideia precisa ser inovadora! Precisa sair da caixinha! Precisa ser transformadora e estimular os fãs a participar, a mudar e a criar novas soluções que vão fazer a diferença no futuro! Comece estudando as 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da ONU – Organização das Nações Unidas!

Para os que ficaram interessados, Johnny DiBartolo explicará melhor a novidade e o projeto durante o lançamento no Espaço Cultural de Palmas, na próxima segunda, dia 18, às 19H.

O evento será transmitido simultaneamente pelo Facebook do jornal Gazeta do Cerrado: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br/

Ambiente do MT – Criativo, Programa IDEAÇÃO

Moeda digital

Outra grande inovação alinhada com as novas tecnologias é a criação de uma moeda digital voltada para a Cultura, inspirada no BitCoin, que permitirá uma nova forma de interação e investimento no setor audiovisual.

A plataforma funcionará como uma rede de perfis de produtores, fãs, técnicos, pesquisadores e prestadores de serviço que irão se conectar por comunidades de interesse e por investimento desta moeda digital própria. “É uma moeda de troca do produtor que investe uma quantidade por mês e distribui entre os fãs que colaborarem”, afirma Johnny DiBartolo.

O projeto da Moeda Digital e a construção da plataforma digital inteligente já fazem parte da incubadora no EIT-Escritório de Inovação Tecnológica, órgão da Faculdade de Computação da UFMT, que aposta na parceria entre a tecnologia e a produção audiovisual sobre demanda.

Sobre o produtor Johnny DiBartolo

Especialista em produção de cinema e séries de ficção, o produtor já atuou em mais de 300 títulos audiovisuais no Brasil, América do Sul, EUA e Europa, além de atuar na produção de filmes publicitários e ao mercado de produção internacional no atendimento a equipes do mundo inteiro em regime de production service.

Confira:

Conheça a casa do JOIN!

www.filmjoin.com

E ou outros projetos de interatividade do FILMJOIN!

IDEIA CUBO
É um desafio de criar de forma interativa, entre fãs e produtores, ideias para filmes de curta metragem, tendo com tema as 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU- Organização das Nações Unidas.

GAME CUBO
É um projeto de estimulo para criação de games através de uma nova experiência de produção! É uma chamada para produtores/desenvolvedores e fãs que queriam participar da criação e produção de novos games em formato de colaboração.

PRO CUBO
É uma chamada para produtores audiovisuais profissionais e fãs que queiram participar da plataforma FILMJOIN.

PLAY CUBO
É um projeto para criar uma nova experiência de assistir filmes! É uma chamada para criação colaborativa de uma plataforma VOD – Vídeo On Demand. A ideia é criar uma super plataforma que integre todas os canais VOD brasileiros, com o intuito de ser o portal do conteúdo audiovisual produzido no Brasil.

Inscreva-se no evento e comece a se conectar com o JOIN e saiba mais no site.

Contatos para entrevista

Johnny DiBartolo

(62) 998-096-035 – (11) 975-727-404 (whatsapp)

(63) 981-159-796

[email protected]