Maju Cotrim

O Arraiá da Capital, uma das mais tradicionais festas de Palmas, foi aberta na noite desta quarta-feira, 19. O espaço este ano está maior e a capacidade da arquibancada ao invés de três saltou para cinco mil pessoas.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro prestigiou a abertura e fez questão de passar pelas barracas, cumprimentar os ambulantes e representantes de quadrilhas. Na primeira noite aconteceu o concurso da Rainha da festa quando as quadrilhas mostraram toda criatividade através das roupas e de um verdadeiro espetáculo de cores.

Em entrevista à Gazeta durante a abertura da festa a prefeita Cinthia comentou sobre a satisfação de fazer uma festa maior este ano coroando o alto índice de participação popular todos os anos. “Aqui é um lugar para as pessoas se sentirem bem e curtirem a cultura da nossa cidade, muita gente veio de fora. É uma festa da família e da alegria”, disse.

Ano passado mais de 128 mil pessoas passaram pela arena em todos os dias de festa e a prefeita disse que a expectativa é de ampliar este ano. “Este ano estamos esperando um público 25% maior que o ano passado”, disse.

“O Arraia é uma referência para o Brasil, as juninas este ano estão com um trabalho maravilhoso”, avaliou ao destacar ainda que este ano as quadrilhas receberam os recursos adiantados, o que ajudou na preparação.

“A Qualidade das quadrilhas está impecável, um enredo muito bom… nossa gestão trabalha não só para promover festa mas para incluir as pessoas, uma festa democrática, da família e que atende todos os segmentos da nossa sociedade”, disse.


A prefeita falou também da necessidade de construção do quadrilhodromo. “É um grande sonho, as juninas já são tradição”, disse. Ela contou ainda que até para ensaiar as quadrilhas se desdobram para achar lugar reflexo da falta de um local específico para isso. A obra é de responsabilidade do Estado e há um recurso parado há anos para início da obra.

Katia quer quadrilhodromo

Em entrevista à Gazeta durante a festa, a senadora Katia Abreu relembrou que há mais de quatro anos destinou recursos de mais de R$ 1 milhão para a construção do tão sonhado quadrilhodromo. “É inadmissível que uma obra tão simples mas tão simbólica e importante para a capital que é uma festa que tem 27 anos de sucesso e as pessoas não se importam com isso. É estranho que o governo anterior não tenha dado a menor importância para essa obra social e cultural. É um desrespeito a eles. Estou com a esperança que essa obra seja realizada”, disse. Ela afirmou que já buscou informações na pasta da Infraestrutura do governo e que está confiante que agora os encaminhamentos serão dados na atual gestão Estadual, responsável pela construção do monumento.

“Estou com a esperança que agora vai”, disse.

E 2020?

As duas não trataram de Politica ou apoio para o próximo ano porém deixaram claro que já existe uma proximidade institucional. Katia teria comentado que tem apreço pelo perfil de Cinthia.