Maju Cotrim

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro anunciou nesta quarta-feira, 29, o edital de licitação para as obras de infraestrutura urbana na Capital, que serão contratadas com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina/CAF. O valor total e de R$ 235 milhões.A primeira fase é de R$ 128 milhões. A Gazeta acompanha in loco os detalhes.

A prefeita Cinthia fez uma longa explanação sobre a herança da gestão anterior. Ela começou falando sobre 2018 e disse que foi um ano de várias estabilidades e relembrou as eleições. “Algumas coisas deixamos de falar por causa da eleição”, disse lembrando de seu apoio ao ex-prefeito Carlos Amastha.

Ela disse na frente dos vereadores que está fazendo a tarefa de casa. “Pegamos uma malha viária com asfalto de 20 anos na cidade onde não dá mais para fazer tapa-buraco”, disse. Ela lembrou as exonerações no final do ano passado de cerca de 1.200 pessoas, maioria estava lotada na pasta de Infraestrutura.

“Quando tínhamos que estar contatando estávamos exonerando. 2018 praticamente administramos o que herdamos e a herança não estava tão bonita como muitos falam”, alfinetou.

Ela disse que desde 22 de janeiro deste ano o orçamento está sendo pensado e investido nas prioridades. “De nada adianta inaugurar equipamentos se os servidores não tem os direitos valorizados”, disse.

“1 ano e três meses de gestão, mas nossa começou com a aprovação do orçamento”, disse.

“Fizemos muito com o pouco que tínhamos”, disse. Ela citou ainda a questão do IPTU: ” Justiça Fiscal se faz na prática e não no discurso”. Cinthia disse que houve um crescimento de 8% no IPTU comparado com o ano passado. “Não adianta enfiar a faca no bolso do contribuinte”, afirmou.

Ela falou ainda do crescimento de 40% no ITBI: “As pessoas voltaram a acrescentar na cidade”, disse. Ela falou de vários outros indicadores da sua gestão.

“Diferente do que foi dito não tínhamos 300 milhões em caixa. É necessário que a população saiba. Não pegamos uma prefeitura equilibrada nem as contas redondinhas”, disse. Ela afirmou porém que não fará gestão olhando para a retrovisor.

Cinthia afirmou também que não vai mais comentar o assunto ou falar sobre a herança do ex-prefeito Amastha.

CAF

Sobre o assunto do dia que são as obras do CAF, Cinthia ressaltou que articulou com a classe política e destacou o apoio dos parlamentares da bancada do Estado. “Conseguimos a aprovação no plenário em 48 horas, assinamos o contrato no último dia útil do ano”, disse.

A Prefeita explicou que por se tratar de uma licitação internacional há muitos trâmites e burocracia. “As exigências para esse padrão, assim como as prestações de conta são muitas”, disse.

A liberação dos recursos são gradativas e há várias auditorias.

Cinthia alfinetou a gestão passada: “Ao contrário do passado temos os órgãos de controle como parceiros da prefeitura”.

Ela ressaltou que o edital foi preparado minuciosamente. “Construímos com muita solidez todo esse processo”, disse.

“Esse momento é histórico para nós. Vamos viver um tempo novo nesta cidade. Nunca houve uma soma de investimentos tão grandes para a Capital. É um momento único”.

Ela voltou a frisar que a cidade toda deve ser asfaltada. “Em muitos lugares vamos fazer o microrevestimento”, concluiu

Vários vereadores acompanharam a cerimônia.

Veja abaixo as obras contempladas na primeira etapa do CAF em Palmas:

Divulgação

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796