Vida saudável: é o desejo de todo o paciente depois de uma cirurgia plástica. Mas, para que isso aconteça são necessários alguns cuidados no pré e no pós-operatório.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o primeiro passo é a escolha do médico, da clinica ou hospital. O profissional deve ser especialista em cirurgia plástica.
Logo em seguida os exames pré- operatórios devem ser feitos conforme recomendações médicas. A cirurgiã plástica, Flávia Bonato, explica que os exames são primordiais para a avaliação do paciente.
“Os exames indicados no pré operatório de um paciente variam de acordo com as suas condições de saúde. Alguns exames têm validade de 3 a 6 meses, porém outros alteram-se em menor tempo, devendo ser repetidos antes de qualquer procedimento cirúrgico”, disse.
O repouso é fundamental depois do procedimento cirúrgico, com orientações especificas para cada caso. Tarefas do dia a dia devem ser realizadas com moderação por uma pessoa recém-operada.
“Antes da cirurgia o paciente deve deixar o ambiente da casa preparado, com facilidade de acesso aos cômodos, apoio no banheiro para levantar-se ou mesmo tomar banho, apoio na cama para dormir em alguma determinada posição. Deixar à mão os utensílios do dia a dia, para que não precise subir em bancos ou esticar-se para alcançar determinado objeto”, orienta a cirurgiã plástica, Flávia Bonato.
No pós-operatório a alimentação deve ser balanceada e saudável. Comida gordurosa pode causar mal estar gástrico/intestinal. “A agressão cirúrgica faz com que o corpo tenha necessidade de alguns nutrientes em maior quantidade que o normal, quanto mais natural e saudável for a alimentação no pós-operatório, melhor. É bom evitar O consumo de alimentos hipercalóricos e gordurosos, explica.
Não é recomendável ainda, dirigir carro ou pilotar moto no período de repouso. É importante seguir as orientações do seu médico e avisá-lo de qualquer ocorrência durante a recuperação.
“A pessoa mais indicada para orientação durante o processo de pré e pós- operatório é o médico especialista em cirurgia plástica. Além de seguir os cuidados da equipe médica, respeitando o momento de uso das medicações, cremes indicados, cintas, massagens, os retornos fazem parte da cirugia tanto quanto o ato cirúrgico. Essas orientações são muito importantes e determinam grande parte do sucesso de uma cirurgia plástica”, finaliza.