O município de Taguatinga foi citado com destaque na audiência da saúde que aconteceu na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 5. O secretário estadual de saúde, Afonso Piva ressaltou o trabalho do hospital de pequeno ponto na cidade para fazer procedimentos cirúrgicos.

“Taguatinga é o município campeão de cirurgias no Tocantins”, disse o secretário. O caso da cidade foi usado como referência no debate por descentralização dos serviços.

“Quando assumimos tinha mais de 250 pessoas em fila de espera por cirurgia por mais de três anos. Conseguimos zerar a fila e estamos realizando cerca de 50 cirurgias por mês”, disse o gestor, ao lembrar que outros Municípios também têm tido protagonismo positivo na execução dos serviços de saúde, inclusive gerindo hospitais de pequeno porte e fazendo consórcios para promover cirurgias eletivas.

Descentralização

Representando a ATM, Paulo Roberto defendeu a descentralização da saude no Tocantins. “Todos temos que fazer a nossa parte na entrega da saúde de qualidade, mas para buscarmos melhorar cada dia mais podemos pensar a possibilidade de descentralizarmos a saúde, com foco em municípios que possuem vocação na área”, disse o gestor.