Maju Cotrim

O evento da entrega de títulos da Barra do Aroeira teve ampla participação política de gestores, vereadores, líderes da região e deputados.

Os prefeitos da região estavam presentes: de Lizarda, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Novo Acordo.

Os deputados presentes: o presidente Antônio Andrade, Olyntho Neto, Vanda Monteiro, Ivory de Lira, Amelio Cayres, Vanda Monteiro, Leo Barbosa e Cleiton Cardoso.

Os deputados ressaltaram o momento histórico e Amélio foi além: “aqui é a resposta enquanto alguém está usando eles dizendo que eles vão ser desapropriados o senhor vem aqui hoje entregar o título das pessoas e dizer que eles tem direito, temos que protegê-los de atravessadores que querem usar os quilombos”, alfinetou.

“16 deputados que votaram naquele projeto, votaram pensando no melhor para o povo”, disse sobre o projeto de concessão.

“Atravessadores que vivem explorando o povo do Jalapão sem sequer conhecer o intuito do nosso projeto”, disse.

Vanda Monteiro também defendeu : “muitos governos passaram mas precisava chegar um governador a cara do povo para fazer isso acontecer”. Ela garantiu emenda de sua autoria para levar cursos para a região.

Os deputados Léo Barbosa e Cleiton Cardoso também defenderam o caráter municipalista do governo e o Programa Tocando em Frente.

O deputado Carlos Gaguim : “não teve e não tem um governador que fez mais pelo Jalapão do que você, fui governador e não consegui, você está dando dignidade”, disse.

“Reafirmo que você está zelando pelas comunidades quilombolas, desafio os parlamentares federais quem colocou mais recursos que eu nesta região”, disse.

Antônio Andrade também saiu na defesa do governo: “somos parceiros de um governo que trabalha para o povo”

Itertins

O presidente do Itertins, Divino José Ribeiro disse que essa luta é antiga. “Esses títulos representam um passo nesta luta, nós dentro das nossas condições de resolver ainda mais, sei que isso é o mínimo”, disse.

Ele sinalizou que o diálogo estará aberto para resolver as outras demandas.

Outros projetos

O governo anunciou incentivos como doações de sementes e incentivo para produção de farinha.