Durante lançamento do projeto “Foco no Fogo” nesta terça-feira,21, na praça dos Girassóis, a deputada estadual Claudia Lelis (PV) reforçou a importância deste projeto para ajudar na prevenção e controle das queimadas. O “Foco no Fogo” tem o objetivo de promover a prevenção, monitoramento e combate às queimadas que afetam anualmente o estado.
“As queimadas têm sido uma ameaça constante à nossa biodiversidade, à segurança das comunidades e à saúde dos tocantinenses e esse projeto promove uma estratégia abrangente que envolve tecnologia, educação e ação comunitária”, afirmou a parlamentar. O projeto é executado pela secretaria de meio ambiente e recursos hídricos (Semarh) juntamente com mais de 32 instituições públicas e privadas.
Parceria com os municípios
Claudia Lelis também destacou o trabalho realizado em sintonia e parceria com todas as instituições e a comunidade, “são mais de 32 instituições parceiras do projeto, e essa parceria vem alcançado uma redução de 40% nos focos de queimadas no Tocantins, isso em 2023, e esse ano tenho certeza iremos aumentar mais ainda”, destacou Lelis.
Claudia também fez questão de lembrar que, “somente com prevenção e conscientização vamos reduzir ainda mais os focos de queimadas no Tocantins. É trabalho, união e parceria para vencermos as queimadas, pois não podemos deixar o problema acontecer, não adianta esperar o fogo começar para iniciar campanhas de prevenção e contratar brigadistas”, afirmou Lelis.
Foco no fogo
O Foco no Fogo foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente por meio do projeto “Salas Verdes” que tem como objetivo incentivar a implantação de Salas Verdes/Ações para atuarem como centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do MMA e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA).
É um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular a discussão em torno da pauta ambiental.
Dados 2023
Em 2023, 67 municípios foram visitados, totalizando mais de 2700 propriedades rurais visitadas e mais de 20 mil pessoas contempladas com as ações do Foco, seja por meio das visitas ou palestras e capacitações que somaram 45 no ano passado. Em 2023, houve uma redução de 40% de área queimada referente a 2022.