Durante o lançamento do projeto praia consciente e acessível da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a deputada estadual Claudia Lelis (PV) reforçou seu apoio na elaboração de políticas públicas e destinação de emendas para fomentar o setor. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, na praia da Graciosa, e contou com a presença de cadeirantes, do secretário do Turismo, Hercy Filho, representantes da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros e Naturatins.
O projeto praia consciente busca a conscientização ambiental para turistas, comerciantes e barraqueiros e o praia acessível irá oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais através das cadeiras anfíbias, que permite o deslocamento terrestre e aquático dos visitantes e turistas cadeirantes. Neste ano, o projeto irá disponibilizar um exemplar em quatro praias da Capital e uma unidade itinerante vai percorrer as praias visitadas pelo projeto no Estado.
A deputada Cláudia, que destinou emenda para aquisição das cadeiras anfíbias, anunciou que irá destinar mais recursos para o próximo ano. “ Fiz questão de destinar recursos para compra de duas cadeiras anfíbias, que ajudará a promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida às nossas praias. Mas, já me comprometi a colocar mais emendas para o próximo ano e assim garantir acessibilidade em mais praias do Tocantins”, afirmou Lelis.
Conscientização ambiental
A deputada também lembrou a importância do trabalho de conscientização ambiental nas praias, “ esse trabalho acontece todos os anos, mas a cada ano estamos vendo o trabalho melhorar, isso é mérito dessa equipe aqui, que junto com os demais órgãos ambientais do Tocantins, estão empenhados em promover ações para que turistas, comerciantes e barraqueiros possam se envolver na limpeza das nossas praias. Esse projeto é um sucesso e tenho absoluta certeza que este ano trará ainda melhores resultados”, pontuou Lelis.
Projeto Praia Consciente
O projeto Praia Consciente tem como proposta a execução de ações de educação ambiental junto à comunidade local e usuários (comerciantes, barqueiros e turistas) da praia, para promover o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, através da manutenção das praias limpas, para evitar a contaminação do solo (areia da praia) e da água (dos rios), causados pelo descarte inadequado dos resíduos gerados durante a temporada. Em 2022, o Praia Consciente percorreu 19 praias, e neste ano a meta é superar esse número.
Praia Acessível
O projeto Praia Acessível tem o objetivo de oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais através das cadeiras anfíbias, que permite o deslocamento terrestre e aquático dos visitantes e turistas cadeirantes. Em 2022, a edição piloto levou duas unidades às praias visitadas pela equipe. Neste ano, o projeto vai disponibilizar um exemplar em quatro praias da Capital e uma unidade itinerante vai percorrer as praias visitadas pelo projeto no Estado.