A deputada estadual Cláudia Lelis, PV, esteve nesta terça-feira,19, pela manhã visitando as instalações do Hospital Geral de Palmas onde juntamente com funcionários e diretores do HGP pode ver a situação que os pacientes estão enfrentando. Á tarde a deputada usou a tribuna da Assembleia para demonstrar sua preocupação e relatar aos parlamentares a situação encontrada. “ A situação que eu vi foi a volta de pacientes nos corredores, a falta de médicos e muitos profissionais insatisfeitos com a jornada deles entre outros”, relatou a deputada.

Por isso a deputada solicitou através de requerimento em caráter de urgência , que foi aprovado nesta sessão, a compra de insumos para os hospitais, a retomada das cirurgias cardíacas em Palmas, a reativação da unidade de AVC e a conclusão de duas salas das dez do centro cirúrgico que estão paradas.

Cláudia adiantou que fez questão de ir ao hospital hoje porque nesta quarta-feira,20, o secretário de saúde, Renato Jaime, estará na Assembleia respondendo aos questionamentos dos parlamentares.

“ Eu sempre falo que saúde é uma questão tripartite onde todos devem e precisam colaborar, porque não adianta o Governo do Estado fazer, se a prefeitura não cumpre a sua parte. Saúde começa nos municípios, no posto de saúde, nas Unidades de pronto atendimento, que sabemos aqui em Palmas, super lota o HGP e o nosso hospital infantil”, destacou Lélis na tribuna.

Delegacias da mulher 24hs

A parlamentar também falou a questão da violência doméstica que acaba afetando a saúde, porque as agressões vão parar nos hospitais do estado.
“ Hoje mesmo entro com requerimento para solicitar em caráter de urgência que as delegacias da mulher funcionem 24 horas por dia, porque é na madrugada que muitos casos acontecem e tenho certeza que se isso acontecer podemos conseguir reduzir esses números. “ Obviamente sabemos que para as delegacias funcionar é preciso um efetivo maior de funcionários, mas pelo menos que a delegacia de Palmas funcione 24hs”, solicitou Cláudia.

Fiscalização NS15

A deputada pevista também hoje entrou com requerimento solicitar fiscalização na avenida NS 15 nos horários de pico, “ muitos atletas treinam nessa pista, e os acidentes infelizmente estão acontecendo, e mais uma vez esses acidentes vão para onde? Upas e HGP, então é uma ação emergencial que irá surtir efeito na demanda dos hospitais públicos”, defendeu Lélis.