Maju Cotrim
A abertura do ano Legislativo na Câmara de Palmas aconteceu nesta segunda-feira, 5, e foi marcada pelo clima de cordialidade entre os vereadores e pela presença da prefeita Cinthia Ribeiro do PSDB. A gestora fez corpo-a-corpo com os vereadores e foi saudada por todos de maneira especial.
Em sua mensagem ao Legislativo Cinthia agradou os vereadores, falou dos objetivos e mostrou que está de mangas arregaçadas para trabalhar bastante e executar as obras. As reações dos vereadores foram na maioria positivas dando crédito á atual gestão.
O vereador Claudemir Portugal do PRP parabenizou Cinthia por tratar a Câmara de maneira respeitosa, segundo ele. “Precisamos aproveitar esse momento e unir forças para levar solução par a população”, disse.
Ele citou os ex-prefeitos de Palmas e disse ser grato a todos mas pontuou: “Vossa Excelência tem a chance de fazer um gol de placa”, disse. Ele citou as obras do CAF e o pacote de mais de 20 obras na capital. “A população da região sul clama pela duplicação da Teotônio da Ulbra até o Taquari”, citou ao mencionar acidentes na região.
O vereador citou ainda a regularização de alguns setores. “Temos a chance de levar infra-estrutura para várias quadras”, afirmou. Ele se colocou á disposição da prefeita nas demandas. “A gestão Cinthia Ribeiro” vai ficar marcada na história de Palmas”, disse.
Felipe Martins do PSC desejou um ano abençoado na Casa. O vereador novato Helinho do PV também elogiou a mensagem de Cinthia para o Executivo e disse que já teve a oportunidade de conhecer a linha ideológica dela e da gestão.
“Recado do PSB”
O vereador Tiago Andrino do PSB afirmou que o ano será de desafios. Ele chama a gestão de Amastha-Cinthia, lembrando seu aliado, o ex-prefeito Carlos Amastha. “Avançamos numa política de foco nas pessoas”, disse ao citar alguns indicadores. “Houve sim uma transição e é claro que a prefeita tem que melhorar”, disse citando que é um novo momento. Ele deu ainda uma alfinetada: “Para nós do PSB você é uma aliada que foi construída com nosso suor”, disse ao lembrar que ela foi eleita com Amastha. Ele afirmou que Cinthia tem a torcida do PSB.
O vereador Felipe Fernandes fez fala crítica e atacou a gestão Amastha ao dizer que a administração dele “estuprou o orçamento e a prefeita Cinthia teve que fazer milagre”, disse ao fazer acusações graves contra a ex-gestão.
Milton Neris rebate Ataídes
Milton Neris lembrou o legado do senador João Ribeiro e da luta dele para trazer recursos e obras importantes para Palmas. “Conte comigo, não vou olhar para o retrovisor, vou seguir a liderança da prefeita de Palmas”, disse.
Ele citou ainda o ex-senador Ataídes Oliveira que chamou a gestora de ingrata. “Lhe chamar de psicopata, de traidora… é se sentir muito grande e muito melhor que os demais. O senador (João Ribeiro in memoriam) não só fez com você como esposa, ele fez pelo povo do Tocantins colocando escola em 139 municípios”, disse. O vereador disse que o ex-senador tem que conter o ciúmes e a inveja. “Existem muitos homens do seu lado que vão te defender “, disse numa reprovação pública ás declarações de Ataídes. “Ele só existiu no mundo político graças a João Ribeiro”, disse.
Ele também revelou a torcida para que Cinthia resolva os principais gargalos da cidade.
O vereador Diogo Fernandes cobrou algumas demanda de Palmas como a regularização de alguns setores.Ele pediu a implantação do Prouni Municipal.
O discurso do presidente Marilon Barbosa confirmou o clima de parceria entre os poderes.