Foto 2 (1)

A Escola Estadual Adá de Assis Teixeira, localizada no município de Goiatins, encerrou o semestre letivo com uma conquista: a climatização total da unidade de ensino. Com a benfeitoria, estudantes e servidores terão mais conforto térmico, o que possibilitará melhor eficácia no processo ensino aprendizagem.

De acordo com o diretor da unidade escolar, Antônio Marco Câmara Vila, no retorno das férias, a comunidade escolar terá um novo ânimo para iniciar o segundo semestre. “Os alunos e professores ficaram maravilhados com a aquisição, que tem contribuído significativamente para a permanência em sala de aula, já que houve redução do calor. Com isso, acreditamos que haverá melhores condições de trabalho e favorecerá o aprendizado dos estudantes”, enfatizou.

O recurso de cerca de R$ 60 mil, utilizado para a aquisição dos equipamentos, incluindo os 18 condicionadores de ar, reparos na rede elétrica e instalação das máquinas, é proveniente de prestações pecuniárias, que são multas aplicadas em substituição à prisão nos casos de delitos de menor gravidade. O destino social dos valores oriundos dessas penas é garantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde junho de 2012. Para obter os valores, a escola apresentou dois projetos ao Fórum da Comarca de Goiatins, que atendeu à solicitação da unidade escolar.

Foto 1 (1)

Uma das estudantes favorecidas pela iniciativa é Beatriz Alves Sales, de 17 anos. A jovem, que está concluindo o ensino médio, já experimenta a melhoria do rendimento escolar. “A minha sala foi uma das primeiras onde foi instalado o ar, então já pude aproveitar um pouco desse refresco que a climatização trouxe. Eu adorei, porque antes era muito quente, principalmente à tarde. Com a classe fresquinha, o desempenho nas aulas é outro, não dá nem vontade de sair da sala”, conta.

A Escola Estadual Adá de Assis Teixeira funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo mais de 800 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).