Final de ano é momento em que as pessoas começam a fazer uma lista de metas para o ano seguinte. Mais importante do que definir quais serão as metas é determinar quais ações precisam ser realizadas para alcançá-las. Muitos ainda se esquecem de planejar as ações necessárias para atingir as metas. E essa pode ser a razão de não obter sucesso. É importante refletir se os objetivos propostos para 2019 foram satisfatórios. Se não foram, quais seriam os motivos da não realização?
Para a empresária e master coach, Tudy Vieira, não basta definir metas, traçar rotas e fazer promessas se não houver o autoconhecimento. “Há uma batalha entre planejar e executar, por isso, aproveite o final de ano para planejar. Organize e garanta que as metas estabelecidas sejam cumpridas dentro do prazo. O segredo para o sucesso na conquista de metas é o autoconhecimento e também o conhecimento de técnicas específicas”, conclui.
O autoconhecimento impacta diretamente no alcance das metas. Não adianta você ter um planejamento maravilhoso e metas traçadas se você não se conhece. Pode ser que você se perca no meio do caminho e se torne refém do seu perfil, desperdiçando muito tempo. Com isso, a sua meta não é alcançada, e é aí que começam as frustrações. Quando você se conhece é possível estar no controle do seu comportamento, potencializando suas forças e corrigindo suas limitações. Se gerenciar para fazer com que as coisas aconteçam. Por isso, o autoconhecimento é tão importante no alcance das metas.
“Antes de definir a meta de 2020 é bom fazer uma retrospectiva e ver quais foram as metas traçadas em 2019 e como foram ou não executadas, tirar os aprendizados e identificar se o saldo é positivo ou negativo. É importante trazer estes aprendizados das experiências de 2019 e com isso fazer um planejamento para 2020 levando em consideração os aprendizados do ano anterior”, enfatizou a master coach Tudy Vieira.
fonte: Precisa Comunicação