Recorde nos índices de vacinação demonstram a força do trabalho e apoio da população

O esforço contínuo das equipes de imunização da rede estadual, dos municípios e o apoio da população proporcionaram ao Estado do Tocantins, um alcance inédito na cobertura vacinal em 2023. Os dados foram divulgados nesta semana no Painel de Vacinação do Ministério da Saúde e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022.

Na comparação dos períodos, o da 1ª dose da vacina contra a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que em 2022 apresentou 82,9% e neste ano subiu para 94,3%. Os índices passaram de 82,9% no ano passado para 94,3% neste ano. A pólio alcançou 86,48% de cobertura, ante os 85,42% do ano passado. A vacina Hepatite A saiu de 81,19% para 86,3%. A meningocócica C saiu de 88,1% para 88,2%. Já a pentavalente saiu de 85,14% para 86,04%. O rotavírus foi de 84,25% para 87,01%. A febre amarela saiu de 69,66% para 75,06%. E a BCG que alcançou 120,44% só alcançou até o momento 72,68%.

 

Ao longo de todo o ano, as equipes do Programa Estadual de Imunizações (PEI) percorreram o Tocantins realizando oficinas com as secretarias municipais de saúde e buscando soluções viáveis para a realidade de cada local. Entre as estratégias realizadas estão a vacinação extramuros, ampliação do horário das salas de imunização e busca ativa de não vacinados. A ideia foi permitir que o município se organizasse e se planejasse considerando a sua realidade local. Neste sentido, a estratégia de imunização foi adaptada conforme a população, a estrutura de saúde, a realidade socioeconômica e geográfica.

 

“Esses resultados demonstram como o Governo do Tocantins se mantem firme no propósito de garantir mais saúde à população, por meio do apoio e acompanhamento da equipe de imunização da Secretaria de Estado da Saúde. Só temos a nos orgulhar e desejar que as metas continuem sendo superadas em 2024”, disse o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto.

 

Segundo a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, “o alcance desse resultado é fruto desse trabalho que temos feito por meio do trabalho realizado com o grupo técnico tocantinense, que nos deu todo o apoio necessário, mas é claro que ainda precisamos avançar, pois no Tocantins assim como os demais estados brasileiros, a cobertura vacinal é um instrumento importante para continuarmos salvando vidas”.

 

 

Programa Nacional de Imunizações (PNI)

 

O PNI do Brasil é um dos maiores do mundo, oferecendo 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

 

No Tocantins, fazem parte do Grupo Técnico, áreas técnicas da SES-TO, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Associação Tocantinense de Municípios, Distrito Sanitário Especial Indígena no Tocantins, Pastoral da Criança do Tocantins e Instituto Peabiru.