Maju Cotrim
Durante o evento de apresentação do projeto de piscicultura para os prefeitos tocantinenses neste sábado, 7, foi confirmada a liberação de R$ 10,5 milhões conseguidos pelo senador Eduardo Gomes para compra de kits e expansão da psicultura para os 27 municípios que compareceram ao encontro.
O vice-líder do governo Bolsonaro, Carlos Gaguim lançou um desafio: “Eduardo em um ano já trouxe mais recursos que os senadores que estão aí e trouxe um dos órgãos mais importantes que é a Codevasf”, exaltou.
Ele lembrou o presidente Jair Bolsonaro e o governador Mauro Carlesse. Ele destacou que os benefícios da pesca não é só a geração de empregos, mas também a atração de turistas. Ele disse que vai sugerir uma equipe de fiscalização da pesca em cada cidade.
Gaguim anunciou o investimento de R$ 10 milhões para dividir entre os prefeitos interessados.
O presidente da Codevasf, Homero Barreto falou da atuação direta do órgão nos municípios. “É um modelo novo de gestão que agiliza os recursos”, disse.
“Não haverá nenhuma dificuldade com os 139 municípios do Tocantins, vamos transformar a realidade do nosso estado com menos burocracia num novo modelo de gestão”, disse.
Ele disse trabalha para que Gomes assuma a coordenação da bancada federal: “tem acesso ao presidente, é o líder, temos que estar do lado onde a coisa está remando”, afirmou.
O presidente nacional da Codevasf, Marcelo Moreira encaminhou uma mensagem aos prefeitos presentes. “Deixo nosso compromisso para que o Tocantins seja o maior produtor de peixe do Brasil”, afirmou ao ressaltar o trabalho também do governador Mauro Carlesse.
A deputada Luana Ribeiro disse que brigou para o pescado e que a isenção seria de 10 anos e não de cinco conforme proposta do colega, Olyntho Neto. Ela citou o esforço de Gaguim e disse que Eduardo Gomes é um orgulho para a política nacional. Ela pediu que o governo reveja a questão da tributação.