Diante da ocupação total dos leitos de UTI Covid em Araguaína a Gazeta do Cerrado procurou o governo do Tocantins sobre quais serão as próximas ações para solucionar o impasse.
A justiça determinou a convocação de todos os profissionais do Hospital Regional da cidade para que todas as UTIs funcionem.
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi notificada da decisão e trabalha incansavelmente no aumento do número de leitos destinados aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Para tanto, a SES atua para implantar dez leitos no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA); dez leitos em Araguaína; e outros dez no Hospital de Gurupi”, informou a secretaria á Gazeta.
A pasta alega ainda: “Atualmente, o Tocantins conta, especificamente para pacientes com o novo Coronavírus, com 205 leitos clínicos e 103 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com retaguarda de 21 leitos de estabilização, com capacidade de atendimento de urgência e emergência em todas as regiões do Estado, conforme dados do Relatório Situacional”, alega.
A SES ressaltou que em decorrência da falta de profissionais médicos que foram acometidos com a Covid-19, está trabalhando para cobrir as escalas e reativar os leitos o mais breve possível e que trabalha com toda rede de hospitais públicos e leitos contratados na rede privada para garantir o atendimento da população tocantinense.