Equipe Gazeta do Cerrado
Neste sábado, 13 o Tocantins não tem vaga em nenhuma UTI em hospital público. Segundo o sistema de acompanhamento dos leitos, apenas duas unidades particulares que tem leitos pactuados pelo SUS teriam cinco leitos as duas juntas.
Há uma fila de espera de UTIs no Tocantins.
Veja como está a ocupação de UTIs:
O que diz o governo
O titular da pasta da saúde, Edgar Tollini informou na última sexta-feira, 1, que mais de 22 estados estão com a taxa de ocupação de leitos acima de 100%, incluindo o Tocantins. SEgundo ele, o Governo do Estado está empenhado em ampliar a oferta, seja na ampliação dos leitos, seja em serviços hospitalares públicos ou mesmo na contratação de leitos na área privada.
“Neste momento estamos ampliando em 52 leitos, sendo 22 leitos de estabilização, mas 150 ocupados atualmente, de 250 leitos clínicos. Vamos ampliar mais quatro em Dianópolis, 14 em Paraíso do Tocantins, 10 em Gurupi, 20 em Araguaína, além de nove em Porto Nacional”, ressaltou.
O secretário reforçou que também foram abertos 10 leitos de UTI junto a instituição privada em Palmas e em 15 dias o Hospital Geral de Palmas (HGP) vai receber mais 16 leitos. Além disso, em um mês deverão ser implantados mais 10 leitos em Porto Nacional.
“As dificuldades é que leitos de UTI demandam recursos humanos altamente qualificados e especializados, equipamentos, insumos e materiais médicos para que se possa dar continuidade ao tratamento. Mas reitero que não é somente abrir leitos que vai se conseguir mitigar essa situação de crescimento da pandemia, é preciso responsabilidade de todos”, pontuou Edgar Tollini.