O Coletivo Flácido está com as inscrições abertas para a 5ª edição da Residência em Arte da Performance e Intervenção Urbana em Palmas (TO). As vagas são válidas para artistas/performers de todo o território nacional.
O projeto selecionará 4 candidatos (as), sendo 2 residentes em Palmas e 2 não-residentes na capital tocantinense. Uma das vagas é exclusiva para pessoas PcD.
Todos os selecionados receberão cachê no valor de R$3 mil. Os artistas que não moram em Palmas terão hospedagem e alimentação pagos pelo coletivo e mais uma ajuda de custo para translado no valor de R$1 mil.
A seleção é gratuita e já está aberta. O período de inscrição encerra-se no dia 12 de maio e o resultado será divulgado no dia 18 de maio. O link para inscrição aqui .
Residência artística
A residência artística acontecerá de 1 a 17 de agosto na Casa Flácida, em Palmas. Os artistas desenvolverão projetos de intervenção urbana e depois colocarão seus experimentos em prática nos espaços urbanos da capital do Tocantins, contando com público espontâneo.
De acordo com o diretor do Coletivo Flácido, Filipe Porto, o projeto visa a promoção de pesquisa, criação e apresentação de ações artísticas “e ético-poético-políticas”, que apoiem a reflexão sobre questões da ocupação do espaço urbano de Palmas. “Pretendemos promover debate, problematização e apresentação de propostas no que se refere à habitação, construção, ocupação e evolução desta cidade e de seu plano diretor, sempre por meio da arte da performance”, afirma.
“As propostas, sejam aquelas apresentadas por artistas locais ou por artistas residentes em outras cidades, deverão ser disparadas a partir dessas problemáticas e relacionar-se com elas”, frisa Filipe.
Para os interessados, mais informações sobre a seleção encontram-se no edital do projeto disponível no link.
Coletivo Flácido
O coletivo Flácido é um grupo composto por artistas, cuja principal forma de expressão é a arte da performance, embora não se restrinjam a ela. Com o objetivo de revitalizar o cenário da arte contemporânea em Palmas/TO, o coletivo concentra suas atividades na Casa Flácida, um centro dedicado à arte, cultura e interação social, servindo como ponto de encontro para o cultivo de ideias inovadoras.
O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado apresentam.