Equipe Gazeta do Cerrado
A Coligação comandada pelo PSB divulgou á imprensa que o Governador em exercício, o deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) responde, pessoalmente, ao menos 73 processos na Justiça em diferentes estados do Brasil.
Na lista, estão contando algumas cartas precatórias criminais que estão suspensas, mas foram retirados todos os processos arquivados. Além disso, não estão sendo levados em conta os vários processos que as empresas e as empresas de Carlesse têm no país. A Gazeta do Cerrado conferiu a lista e os processos procedem.
Na relação de 73 processos disponibilizados em anexo, há ações trabalhistas, ações da Justiça Eleitoral, ações penais tributárias, execuções fiscais, várias ações de cobranças, disputa por sociedade, pedidos de danos morais contra Carlesse, entre outros. Apenas somando as ações que contam com valores nas capas dos processos e ignorando os processos suspensos e duas execuções fiscais da época em que moeda do Brasil era o cruzeiro, são mais de R$ 38,69 milhões em cobranças contra o candidato a governador.
No entanto, o valor real pode ser bem maior, pois não estão sendo computados os juros, a correção monetária e nem os honorários advocatícios de cada causa.
Muitos dos processos já tiveram execução de bens de Carlesse, mas os procedimentos foram totalmente frustrados (ou parcialmente, em poucos casos) porque a Justiça não encontrava dinheiro nas contas do político.
Veja aqui a lista dos processos: Processos Contra Mauro Carlesse
Carlesse explica
Procurada pela Gazeta do Cerrado, a coligação de Carlesse se manifestou sobre o assunto e alega que ele é ficha limpa não tendo nenhuma condenação que o impeça de disputar.
Veja a íntegra da nota:
Nota
Em primeiro lugar, é preciso separar o empresário de sucesso Mauro Carlesse, do homem público que atualmente ocupa a cadeira de Governador do Estado. Como todo empresário neste país, Mauro Carlesse por algumas vezes se vê obrigado a discutir na Justiça algumas demandas. Sejam elas trabalhistas, fiscais, ou até mesmo com seus sócios.
Algo que faz parte da vida privada de quem é empreendedor no Brasil e que não tem relação com sua vida pública.
Porém, em relação ao homem público Mauro Carlesse, não há como seus adversários fazerem acusações sobre sua conduta. Pois Carlesse é ficha limpa e não possui nenhuma acusação dos órgãos de controle sobre sua conduta enquanto detentor de mandato eletivo ou gestor de recursos públicos.
Bem diferente de outros candidatos, que têm o nome incluído em listas de doações investigadas pelos órgãos de Justiça, ou até mesmo que já respondem a acusações entregues pela Polícia Federal ao Poder Judiciário.
Coligação Governo de Atitude