Colinas amplia testagem contra a covid 19 e consegue identificar doença ainda no estágio inicial

Por Maju Cotrim | 30/10/2020

Última atualização em 30/10/2020 19:32

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

 

O município de Colinas do Tocantins adotou uma nova metodologia de combate e controle ao novo coronavírus, é a operação Colinas sem Medo da Covid-19 que ampliou a testagem com o objetivo de proteger a população do contágio do vírus .

O município realizou a aquisição de 10 mil testes rápidos que estão sendo aplicados de acordos com os protocolos do Ministério da Saúde em profissionais da Saúde , Educação e Infraestrutura (equipes da área de limpeza e conservação) e o servidores que tiveram contato mais direto com casos de Covid.

Segundo o secretário de Saúde do município, José Maria Brazão, a testagem da população está sendo feita em cinco Unidades Básicas de Saúde de referência contra a Covid.19. Desde o começo da pandemia, já passaram por estas unidades em torno de 23 mil pessoas com sintomas gripais.

Além disso, o município está orientando os órgãos estaduais e federais para testar seus servidores. É o que ocorreu com a Agência dos Correios e o Fórum da Comarca de Colinas, onde todos os colaboradores foram testados pelos técnicos da saúde do município. Além dos estabelecimentos privados que atendem à população, como a unidades de saúde que estão se organizando para retomar as aulas.

“Por isso que nossos números são grandes porque nós vamos atrás dos casos positivos e, com isso, foi possível fazer um mapeamento epidemiológico do vírus para identificar os casos ainda na fase inicial, e assim, isolar os pacientes”, afirmou. O secretário de Saúde relembra ainda que os funcionários da saúde ainda receberam treinamento específico, via online, para lidar com a doença.

Zé Maria explica que por causa desta ação do município foi reduzido o número de internações no Hospital Municipal de Colinas que conta com 21 leitos exclusivos para atender os casos de Covid-19. Este mês foram registrados apenas nove internações. Mas quando a doença estava no pico a ocupação chegou a 80%. “Com esta metodologia, estamos conseguindo identificar a doença ainda no estágio inicial”, ressaltou.

Segundo o secretário o aumento de casos registrados no município, nos últimos dias, se deve também a este trabalho que vem sem sendo realizado no município. De acordo com o último boletim informativo o município conta com 67 pessoas infectadas e contabiliza 40 óbitos, 05 hospitalizados, 441 pessoas em isolamento, 40 casos suspeitos, 473 em monitoramento, 2.176 descartados, 3.097 recuperados, totalizando 446 casos ativos.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br