Os candidatos à Prefeitura de Colinas do Tocantins, Kasarin (União Brasil) e Raimundinha (MDB), cancelaram as carreatas que estavam programadas para este sábado, 5 de outubro, em solidariedade ao vereador e candidato à reeleição Romerito Guimarães (PSDB), de 40 anos. Romerito foi baleado na noite desta sexta-feira (4), em um posto de combustível na cidade, em uma tentativa de homicídio que, segundo a Polícia Civil, teria motivações políticas.

De acordo com as investigações, o principal suspeito do crime é um empresário conhecido como Badu, que teria um histórico de conflitos políticos com o vereador. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que Romerito e o suspeito já haviam tido um desentendimento em 2023, que resultou em agressões físicas e ameaças de morte por parte de Badu.

O ataque

A Polícia Militar informou que o ataque ocorreu por volta das 19h30. Romerito estava no posto de combustível quando começou a filmar, com seu celular, uma suposta ação irregular de abastecimento de carros de eleitores por Badu, o que configuraria crime eleitoral. Nesse momento, o empresário sacou uma pistola 9mm e disparou contra o vereador.

Pelo menos nove tiros foram disparados, e Romerito foi atingido no peito, nádegas, ombro e braço esquerdo. Mesmo após a queda da vítima, Badu continuou atirando e, em seguida, fugiu do local. Em um segundo momento, o agressor teria se dirigido até o Hospital de Colinas com o objetivo de executar Romerito, mas a presença de policiais da 6ª Central de Atendimento de Colinas impediu que o crime fosse consumado. O vereador foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína sob escolta policial.

Situação do caso

Até a manhã deste sábado, 5, o empresário seguia foragido. A Polícia Civil está investigando o caso, e imagens de câmeras de segurança do posto de combustível foram requisitadas para auxiliar na apuração dos fatos.