Para a triatleta tocantinense Geovanna Lacerda, correr, pedalar e nadar vem de berço. Com 13 triatletas na família, a jovem medalhista é a única representante brasileira na modalidade triathlon nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece entre os dias 6 e 18 de outubro, na Argentina. A família foi tema de reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, no último dia 13 de outubro.
A inspiração da família para praticar o esporte vem do exemplo do servidor municipal e assistente social e medalhista Valdeir Ferreira dos Santos, tio da Giovanna. O triatleta foi o primeiro tocantinense a participar e vencer competições no Brasil e no exterior.
Em 2017, Giovana Lacerda foi campeã Mundial Escolar em Aracaju-SE; vice-campeã Brasileira Categoria Yong (pré Junior), 3ª colocada no Sul Americano Yong (pré Junior); 3ª colocada no Sesc Triatlhon Palmas Categoria Elite; Campeã da Copa Centro-Oeste Palmas; Campeão Brasileira de Aquatlon categoria Júnior e 2ª no Geral; Campeã de todas as provas Estaduais de Triatlhon que disputou.
Em 2018, Giovana foi a 5ª colocada no Sul-Americano Categoria Júnior; 3ª colocada em Salvador na Prova Continental Categoria Júnior e 2ª colocada em Florianópolis na Categoria Júnior. Foi ainda, campeã da 1º Etapa de Aquatlon Brasília na Categoria Júnior e Campeã da 2ª Etapa de Aquatlhon no Rio de Janeiro na Categoria Júnior.
Nessa terceira edição da competição, o Brasil ganhou 15 medalhas. Em 2010, na primeira edição realizada em Cingapura, o Brasil conquistou 7 medalhas. Na segunda edição em 2014, foram 15 medalhas.