O exame será aplicado em mais de mil unidades prisionais e 324 unidades socioeducativas de 701 municípios

Cerca de 80,6 mil pessoas privadas de liberdade (PPL) fazem, nesta terça (18) e quarta-feira (19), as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. São mais de 71,1 mil participantes do sistema prisional e 9,5 mil do sistema socioeducativo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão aplicadas em mais de mil unidades de detenção e em 324 unidades socioeducativas de 701 municípios. Na mesma data, em nove estados, será feita a reaplicação do Encceja Nacional Regular para 65 participantes afetados por questões logísticas na aplicação de 5 de agosto.

Avaliação

O exame compreende quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha por nível de ensino e uma redação. Mais de 47,4 mil candidatos vão tentar obter o certificado do ensino fundamental, nesta terça (18).  As provas serão de Ciências Naturais; História e Geografia; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes e Educação Física.

Na quarta-feira (19), será a vez das provas para certificação do ensino médio. Os 33,2 mil inscritos para essa etapa farão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

As provas do Encceja Nacional PPL serão realizadas em dois turnos, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. No turno matutino a aplicação vai das 9h às 13h (horário de Brasília). No turno vespertino as provas começam às 15h e terminam às 20h. Os participantes devem estar na sala de aplicação com uma hora de antecedência. Antes de dar início às provas, todos responderão ao questionário socioeconômico.

Para receber a certificação, o participante deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação adicionalmente à nota mínima em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no caso do ensino fundamental; e em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no caso do ensino médio.

Certificado

Os participantes podem receber dois documentos por meio do Encceja. O primeiro é o Certificado de Conclusão, para quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

Já a Declaração Parcial de Proficiência é para o estudante que alcançar a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja.

Fonte: Inep