A recuperação da economia brasileira pós-crise, apesar de lenta, tem apresentado alguns sinais em Palmas. Em agosto, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 4,1% na comparação com o resultado do mesmo período do ano passado. A pesquisa é apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Porém, apesar do aumento anual, o índice ficou em 111,7 pontos, o menor registrado em 2018 até o momento, resultando em um recuo de -2,5% na comparação mensal. “O ápice da confiança em 2018 foi alcançado no mês de abril, quando o índice chegou a 123,2 pontos, resultando em um aumento de 9,4% em comparação a janeiro. Depois de abril, o comércio foi afetado por alguns eventos econômicos e políticos que atingiram todo o país, fazendo com que o índice chegasse a agosto com uma queda de -9,3%”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Pesquisa

Entre os itens analisados na pesquisa, dois se destacam pela variação mensal negativa: o que verifica a intenção de contratação de funcionários, que caiu – 4,6%, e o que analisa as condições atuais da economia brasileira, com recuo de – 7,1%.

A ICEC analisa a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICEC de agosto/2018 foram coletados nos últimos dez dias do mês de julho/2018.

Cerca de 120 empresas participaram da pesquisa e a análise completa está disponível no link: http://www.fecomercioto.com.br/

Ascom/Fecomercio Tocantins