O Tocantins conta com cerca de 30 mil vagas abertas para jovens de 17 a 29 anos se inscreverem no programa  Juventude Empreendedora 2.1. As inscrições  terminam nesta quarta-feira, 26, conforme divulgado pela Fundação municipal da Infancia e Juventude de Palmas.

A inscrição pode ser feita através deste link:https://www.juventudeempreendedora.com/

A Prefeitura de Palmas anuncia o Juventude Empreendedora, um curso do Conselho Nacional de Juventude gratuito com os melhores palestrantes do mercado que terá como temas: Brainstorm, criatividade e ideia de negócios, identidade de marca, branding e pesquisa de mercado, definição de produto e estratégias de venda, projeção de vendas, conceitos de RH e gestão de pessoas, conceitos financeiros, análise pessoal e plano de negócios.

Capacitação

A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para auxiliarem os novos empresários a sobreviverem à crise e encontrarem uma nova oportunidade de geração de renda em 2021, mesmo em meio à pandemia.

O programa Juventude Empreendedora 2.1 é oferecido através da metodologia exclusiva ByNecessity®, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios de forma a ser executado após os 5 dias de curso, que somam 20 horas da capacitação.

A partir da análise do seu contexto, o(a) aluno(a) passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos.  O que dá aos jovens a capacidade de transformar ideias em negócios que serão mais capazes de sobreviver à crise gerada pela pandemia.

Critérios básicos

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico por meio do empreendedorismo, o programa se propõe alcançar um público-alvo com as seguintes características: jovens de 17 a 29 anos; residir em ambiente nacional; estar em situação de vulnerabilidade social; ter uma ideia de negócio e/ou ter uma ideia embrionária de atividade produtiva.

Juventude Empreendedora 2.1

O Juventude Empreendedora 2.1 foi lançado no Tocantins, na última quarta-feira, 12. O programa é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Um piloto do programa já havia sido implantado de forma presencial em 2019 no Tocantins, mas devido às dificuldades impostas pela pandemia, teve que ser remodelado para o formato digital.