Equipe Gazeta do Cerrado

O município de Lajeado, na Região Metropolitana de Palmas, já tem novos prefeito e vice, escolhidos em eleição suplementar realizada neste domingo, 1º.

Júnior Bandeira (PSB) e José Edival (MDB) foram eleitos com 77, 08%, dos votos. Os candidatos deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o próximo dia 16. O mandato vai até dezembro do próximo ano. Em outubro de 2020 ele deve disputar a reeleição agora que conseguiu chegar ao comando da cidade.

Antônio Luiz Bandeira Júnior (PSB) e José Edival Gomes Alves (MDB), candidatos a prefeito e vice, respectivamente, pela coligação Fé, Família e Trabalho (PSB, MDB, PV e SD), receberam 1.779 votos válidos.

Já Toninho da Brilho e Fabinho, candidatos aos mesmos cargos pelo PSL não tiveram votos divulgados porque ainda recorrem da decisão da recusa do registro de suas candidaturas.

As abstenções foram de 724 votos, ou seja 24,08%. Votos brancos 42 (1,82%), Nulos 91 (3,94%), Anulados 396 (17,16%).

Júnior Bandeira (PSB), de 64 anos, é de Tocantínia e já foi prefeito da Lajeado em dois mandatos. Em 2012 e 2016 chegou a disputar o cargo de prefeito, mas foi derrotado nas duas eleições.

O nome de Toinho de Brilho apareceu nas urnas, mas os votos só serão contabilizados e publicados se a Justiça Eleitoral aceitar o recurso apresentado pela defesa do candidato.

A previsão é de que o recurso seja apreciado pelo pleno do TRE, na sessão da próxima terça- feira (3).

Eleições tranquilas

As eleições foram tranquilas durante todo o dia sem nenhuma denúncia de crime eleitoral.

O candidato Antônio da Brilho não votou pois estava com lá direitos políticos cassados.

A eleição suplementar foi definida após a cassação do prefeito Tércio Dias Melquíades Neto (PSD). Ele e o vice foram acusados de terem sido beneficiados por esquema de compra de votos na última eleição. Os dois negam e recorreram da decisão.


Atualmente a cidade está sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal de Lajeado, o vereador José Edival Gomes.